O Atlassian Team ’22 aconteceu em Las Vegas, Nevada, EUA, nos dias 6 e 7 de abril, de forma presencial. O evento também foi transmitido online, proporcionando uma ótima experiência virtual para todo o mundo. “Para a e-Core, foi excelente porque nos conectamos com muitos de nossos stakeholders, compradores e clientes. Foi ótimo para nós.” disse Marcio Silveira, CEO e Cofundador da e-Core. “Nada substitui a oportunidade de estar cara a cara com outras pessoas. Isso nos lembra de como o mundo era antes da pandemia.”
Os temas da conferência incluíram: 1. Agile e DevOps, 2. ITSM, 3. Cultura e gerenciamento do trabalho em equipe
- Para Agile e DevOps, as ferramentas Atlassian potencializam a colaboração entre as equipes de software e o resto da organização. O resultado é um melhor planejamento, desenvolvimento mais rápido e produtos de maior qualidade.
- Para o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM), as equipes de TI desempenham um papel maior do que nunca. A Atlassian ajuda a TI a trabalhar em uma estreita colaboração com as equipes de software e operações para resolver incidentes mais rapidamente e manter os serviços operacionais, além de responder rapidamente às solicitações internas de suporte de TI.
- Para o Work Management for All, a Atlassian é o mecanismo de fluxo de trabalho para colaboração em equipe, permitindo que qualquer time organize, discuta e conclua o trabalho em conjunto.
Mais detalhes sobre todos os quatro novos produtos são descritos no final. Mas primeiro, como na conferência, devemos rever a motivação dessas inovações.
Novos recursos para sua jornada digital
A Atlassian tem se preocupado com os desafios do trabalho remoto por equipes distribuídas, amplificados pela pandemia. Qual a solução proposta? “Trabalhar de forma diferente juntos.” Para isso, a empresa apresentou duas novas ferramentas de colaboração: Atlas e Compass. Eles podem ser aplicados amplamente em qualquer departamento de qualquer empresa para ajudar as equipes a terem um melhor desempenho. Para os desenvolvedores, a Atlassian anunciou dois novos produtos: Atlassian Data Lake e Atlassian Analytics.
O Cofundador e CEO da Atlassian, Scott Farquhar, disse: “Toda organização nasce digital ou se transforma em digital”.
Marcio Silveira explicou como a e-Core apoia a jornada digital das empresas com a Atlassian e outras soluções. “As equipes de negócios são grandes usuários de tecnologia, mas não necessariamente sabem como essas conexões funcionam. Como a e-Core pode ajudar? Temos ferramentas que suportam conexões nessas diferentes áreas. As ferramentas Atlassian oferecem um ótimo suporte a uma nova maneira de trabalhar. Mas você precisa ser um especialista em como integrar essas ferramentas com outros sistemas existentes.”
“Às vezes, você encontrará processos que não podem ser resolvidos pelas ferramentas da Atlassian”, continuou ele. “Então você precisa criar seus próprios produtos. Nesse caso, também podemos ajudar pois a e-Core oferece serviços de desenvolvimento de software. Podemos personalizar uma solução que atenda às suas necessidades específicas. Depois de concluir a instalação, a configuração do software – seja personalizada, feita sob medida ou da Atlassian – você precisa manter isso. Você tem que sustentar essa operação e nós também podemos ajudar porque oferecemos serviços de suporte.”
“Essa é a jornada digital que a e-Core apoia para seus clientes”, disse Silveira. “Apoiamos as empresas desde o momento em que consideram revisitar seus processos de negócios, entendendo melhor como vão resolvê-los, avaliando suas diferentes necessidades e depois implementando uma solução. Podemos criar e dar suporte a essas soluções, sejam de terceiros ou personalizadas. Então, podemos ajudar a apoiar essas soluções como um processo contínuo.
“As pessoas de negócios estão sendo capacitadas para alavancar soluções que podem ser catalogadas ou selecionadas por equipes de software e TI”, acrescentou. “Mas os tomadores de decisão estão cada vez mais no centro das organizações. São eles que realmente impulsionam a adoção dessas ferramentas.”
Não importa onde ou como você trabalha, a Atlassian apoia você
Durante a conferência, a Atlassian não escondeu sua estratégia de abordar toda a empresa, não apenas o desenvolvimento de software. “Nossa missão é liberar o potencial de cada equipe”, dizia uma de suas apresentações: “Em última análise, aspiramos servir os 1 bilhão de trabalhadores do conhecimento em todo o mundo, todos procurando melhores maneiras de trabalhar”.
Há uma explosão de ferramentas de Software como Serviço (SaaS) na maioria das empresas. De acordo com um relatório da Forrester, 78% das empresas com mais de 1.000 funcionários têm várias cadeias de ferramentas. Anu Bharadwaj, Vice-presidente de Produtos da Atlassian, observou que empresas com 2.000 funcionários ou mais usam em média 187 aplicativos SaaS. Um dos principais objetivos dos novos produtos que a Atlassian anunciou na conferência foi obter um controle sobre a “expansão de aplicativos”.
Os novos produtos Atlas e Compass capacitam as equipes de negócio com ferramentas digitais, independentemente de seu departamento ou função na empresa. As novas ferramentas respondem aos requisitos da alta administração com recursos de relatório e colaboração.
“Atualmente, os líderes empresariais estão com uma mentalidade tecnológica desde o início. Eles estão adquirindo soluções que digitalizam seus sistemas e processos de negócios”, disse Silveira, da e-Core. A Atlassian quer ter certeza de que eles são a plataforma que conecta todos esses ambientes SaaS. Está realmente servindo como um hub para as empresas realizarem o trabalho. “Work Management for All” é sobre como você estrutura seus fluxos de trabalho e realiza o trabalho em diferentes departamentos.
“Se você pensar em equipes de desenvolvimento de software, você conta com soluções como Jira e Bitbucket, produtos muito centrados e focados nesse mercado chave. Mas isso não está desconectado do resto da organização. Ele se conecta com a TI no lado do ITSM. A Atlassian tem como foco chegar às contas corporativas, dando suporte não apenas às equipes de software e TI, mas também às equipes de negócios. Na minha opinião, esse foi o tema-chave cristalizado nas sessões”, concluiu Márcio Silveira.
Mudar a cultura de trabalho é o que inspira as ferramentas da Atlassian
Farquhar, da Atlassian, intitulou sua apresentação principal com uma citação do famoso industrial Peter Drucker. “A cultura come a estratégia no café da manhã.” Farquhar reconheceu: “A humanidade em todos os lugares está lutando com a mudança. A cultura torna-se o único diferenciador em como as empresas terão sucesso ou quão espetacularmente elas falharão.”
Muitas empresas “extinguem a felicidade do trabalho”, continuou Farquhar. As empresas precisam encontrar o equilíbrio certo entre autonomia e alinhamento. As equipes precisam compreender o porquê, quem e como do seu trabalho. “Isso é difícil para a maioria das organizações”, disse ele. Se você está escalando rápido e transformando-se digitalmente, isso pode ser especialmente frustrante, acrescentou.
Ele descreveu como, nos últimos dois anos, o próprio local de trabalho da Atlassian mudou drasticamente. Mais de um quarto dos colaboradores da Atlassian em todo o mundo vivem a mais de duas horas de distância de um escritório. “Estamos encontrando pessoas incríveis, não importa onde morem”, disse Farquhar. “À medida que o trabalho muda, nós mudamos com ele.”
Atlassian Team ’22 enfatizou a importância da cultura para o trabalho e o desempenho da equipe, encerrando a conferência com uma apresentação de Jay Shetty, autor de best-sellers do New York Times, podcaster, treinador de propósitos e ex-monge.
“Temos essa grande divisão entre nossa vida humana e nossa vida profissional”, disse Shetty. “Quando fundimos esses falsos limites, somos capazes de viver vidas mais profundas e mais gratificantes.
” Sua palestra foi intitulada “Como pensadores conectados construirão o futuro”.
Shetty descreveu quatro mentalidades de trabalho, sugerindo que um “pensador conectado” terá todas as quatro. Primeiro foi a mentalidade da comunidade. Ele defendeu equipes mais amplas e colaboração “Se pudermos perguntar a um grupo mais diversificado de pessoas sobre cada ideia que temos, isso nos dará uma ideia mais forte”.
O segundo foi uma mentalidade de treinador. Shetty descreveu a habilidade de, como um bom treinador esportivo, saber como incentivar e se comunicar na língua de outra pessoa, não na sua. “Reconheça o lugar de poder de todos os outros”, disse ele.
A terceira era a mentalidade infantil. Shetty definiu isso como: “Quando aprendemos a ser infantis, não infantis, obtemos um novo par de olhos”. Isso não se aplica apenas à idade, mas também à inexperiência, acrescentou.
Quarto foi a mentalidade do codificador. Os programadores não veem diferença entre o mundo digital e o físico, sugeriu Shetty. É a capacidade de olhar para fora do mito comum.
Ao final, ele conectou as habilidades mais importantes de um pensador conectado com cada uma das mentalidades correspondentes:
- Resolução de problemas complexos = mentalidade da comunidade;
- Pensamento crítico = mentalidade do codificador;
- Criatividade = mentalidade da criança;
- Gestão de pessoas = mentalidade do treinador.
Ele concluiu que não importa o que você faz, importa o que você pensa sobre o que faz. Ele citou Wayne Dyer, palestrante motivacional e autor de autoajuda: “Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, as coisas que vemos mudam”.
Se tudo isso parece “muito profundo”, a notícia empolgante do Atlassian Team ’22 é que novas ferramentas estão chegando para facilitar exatamente o tipo de trabalho e relacionamentos que as equipes precisam para serem mais produtivas, para entregar mais rápido e melhor.
Anúncios de produtos Atlassian
Aqui está uma breve sinopse dos quatro anúncios de produtos significativos no Atlassian Team ’22. Para obter conselhos sobre o que isso significa para sua operação específica, fale com um dos consultores da e-Core. Como parceira de soluções Atlassian, nossa missão é conectar pessoas e tecnologia para construir juntos um futuro melhor.
Atlas
Farquhar, da Atlassian, enfatizou que os trabalhadores em todas as partes de uma empresa precisam de um entendimento compartilhado do que, por que, quem e como de seu trabalho. E eles precisam saber como seus esforços se conectam com os de todos os outros para atingir metas e objetivos de negócios. Para que isso funcione, “não há uma solução específica para as organizações, até agora”, disse ele. “Atlas.”
Atlas é um novo diretório de rede. Ele combina atualizações de projeto de 280 caracteres com um diretório inteligente. É aplicado em equipes individuais e entre equipes. Ele responde às perguntas e mantém todos em sincronia. “O Atlas reúne pessoas, objetivos e comunicações; tornando o trabalho tão fácil de seguir quanto um feed do Twitter”, disse Farquhar. “Você recebe todo o sinal e nenhum ruído.”
Ele oferece a capacidade de definir e acompanhar metas em todos os níveis, de indivíduos a equipes e a toda a empresa, explicou ele. A geração de relatórios de produtos é realizada por meio de atualizações do tamanho de Tweets solicitadas toda semana. Por padrão, o Atlas solicita que as equipes publiquem atualizações semanais de seu trabalho e atualizem suas metas todos os meses. Essas comunicações podem incluir texto, vídeos, imagens e GIFs.
Os usuários criam um perfil personalizado de seus projetos e objetivos. Outros funcionários podem ver seu trabalho e objetivos principais. Os usuários escolhem os canais dos projetos que desejam acompanhar. Você também pode criar perfis de equipe.
É importante ressaltar que o Atlas permite essa conexão e colaboração, independentemente das ferramentas de software que os trabalhadores individuais usam.
Sherif Mansour, Gerente de Produtos da Atlassian, disse que o Atlas foi testado e está em uso por empresas como Warby Parker, Canva e LaunchDarkly. À medida que mais empresas estão experimentando, departamentos diferentes podem usar ferramentas diferentes, DevOps no Jira, RH no Trello, Vendas no Slack etc. Com o Atlas, “na verdade, não importa mais, porque todos dizem no que estão trabalhando, como está conectado com o outro trabalho e todos eles têm um vocabulário comum”, disse Mansour. “Ele substitui uma tonelada de reuniões de status que ninguém gosta”, acrescentou Mansour.
Joff Redfern, Chefe de Equipes da Atlassian, sugeriu: “As reuniões de status eram ótimas quando eram pequenas. Mas eles simplesmente não escalam. Atlas elimina a necessidade de atender ao vivo. Todos podem ser informados a partir da lente mais apropriada para eles.”
Compass
A resposta da Atlassian à “expansão de software”, à proliferação de aplicativos e ferramentas SaaS, é um portal de desenvolvedores para ajudar as equipes de desenvolvimento a gerenciar suas pilhas de tecnologia em expansão. O Compass oferece relatórios em tempo real sobre as alterações feitas na arquitetura de software. Farquhar o descreveu como “Controle de missão para sua arquitetura de software distribuído”.
Todos os componentes da arquitetura são rastreados no Compass em um único catálogo. Ele vincula informações como propriedade, documentação e APIs a cada serviço. Tudo que os desenvolvedores precisam saber está em um só lugar. A Compass produz um scorecard diário de saúde para cada serviço que avisa as equipes sobre questões de segurança e conformidade em tempo real.
Tiffany To, Chefe de Produto da Atlassian, Agile & DevOps, disse que o Jira mudou o jogo de como as equipes colaboraram para entregar o software. “Finalmente tivemos a ferramenta certa para o desenvolvimento de software Agile”, acrescentou. Agora, a migração para a nuvem oferece escala, custo e resiliência, levando a uma mudança de monolítico para microsserviços. “O software moderno não é mais escrito; está montado”, disse ela.
O Compass oferece três recursos principais:
- Catálogo de componentes para lidar com a expansão de microsserviços;
- Saúde do DevOps para garantir resiliência, escala e segurança;
- Um mecanismo de extensibilidade para máxima flexibilidade, desenvolvido pela Forge.
“O Compass é um hub para suas equipes de desenvolvimento colaborarem”, explicou Tiffany To. “O Compass foi projetado para simplificar e contextualizar. Nosso objetivo é acelerar a curva de aprendizado. Suas equipes têm uma visão holística de todos os seus componentes e da saúde deles. Scorecards automatizados são o elo perdido em sua cadeia de software.”
Atlassian Data Lake e Atlassian Analytics
Os dois últimos anúncios de produtos resultam de mais investimentos na Atlassian Platform, uma base comum entre os aplicativos Atlassian. Seguindo o tema da conferência, essas ferramentas possibilitam “trabalhar de forma diferente em conjunto”. O acesso aos dados em toda a empresa agora está disponível.
Atlassian Data Lake elimina os silos. Dados entre produtos e instâncias estão disponíveis em toda a empresa. Análises fáceis, com campos pré-definidos e enriquecidos, agilizam a geração de insights. Justine Davis, Chefe de Marketing, Soluções Agile e DevOps da Atlassian, disse: “Todos podem operar como uma equipe de produtos e estar na mesma página. Esses insights nativos são absolutamente valiosos para as equipes pois dá a elas a capacidade de aprender e melhorar no processo.”
A Atlassian Analytics usa a tecnologia da Chartio, uma solução de análise e visualização baseada em nuvem adquirida pela Atlassian no ano passado. É um hub simples e flexível que se conecta ao Data Lake. Os usuários podem acessar e apresentar dados em uma variedade de visualizações.
Davis disse: “Nós, como Atlassian, cuidaremos da complexidade de gerenciar as ferramentas para você. Todas essas ferramentas podem ser automatizadas e acionadas diretamente no Jira. Estamos usando os dados para que isso ocorra por meio da automação. Cuidaremos de automatizar e integrar o restante.” Ela disse que essas novas ferramentas podem melhorar a produtividade dos desenvolvedores em 20% por causa da automatização.
Conclusão
“A Atlassian é um ecossistema próspero”, disse Marcio Silveira, da e-Core. “Esta é uma plataforma conectada à transformação digital. É uma macrotendência ligada à necessidade das empresas trabalharem de forma diferente, de forma mais colaborativa, aberta e transparente. Todos esses elementos-chave são de fato a realidade do trabalho das empresas agora. Por que isso é importante? Como as empresas podem inovar melhor, elas podem atender melhor seus clientes finais, interagir de forma mais significativa com os consumidores, assim como com os colaboradores. Essa é a proposta de valor para nossos clientes. Esse é o benefício de fazer essa jornada digital. A e-Core pode ser um valioso guia, parceiro e apoiador em sua jornada digital.”
Há muito o que digerir do Atlassian Team ’22. Na e-Core, estamos muito animados com os novos produtos, aplicativos do Marketplace, migração para a nuvem e outras ferramentas Atlassian e não Atlassian. Acesse nossa página para saber mais sobre por que escolher a e-Core para impulsionar a Atlassian Solutions.