A cultura organizacional no Well-Architected Framework

Publicado: 30/01/2023

Cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, políticas e ações que definem a identidade e a atuação de uma organização. Uma cultura forte é fundamental para se alcançar a excelência operacional, um dos pilares do Well-Architected Framework

A cultura tem um impacto direto nos níveis de motivação e envolvimento da equipe. Se bem definida, torna mais fáceis as tomadas de decisão e as interações entre as pessoas, ao mesmo tempo em que contribui para o alinhamento de todos na direção dos objetivos estratégicos da organização.

Neste artigo, você vai conhecer seis pontos-chave para fortalecer a cultura organizacional e alcançar a excelência operacional nas equipes. Continue a leitura!

1. Participação direta da liderança

Pilares do Well-Architected Framework: cultura organizacional

Os líderes da organização devem transmitir de forma clara as expectativas e os indicadores de sucesso das equipes e da organização como um todo. Idealmente, a alta direção deve funcionar como patrocinadora, defensora e motivadora das melhores práticas e da evolução da organização.

2. Segurança para alertar e agir quando necessário 

É fundamental que os membros da equipe sejam incentivados a levar suas preocupações, de forma antecipada e preventiva, para as camadas mais altas da organização sempre que identificarem que os resultados esperados estejam em risco. 

3. Comunicação efetiva 

A comunicação deve ser clara, aberta e objetiva para que todos saibam o que está acontecendo e as possíveis consequências e para que as medidas necessárias sejam adotadas a tempo.

4. Experimentação e colaboração 

A experimentação é um dos principais combustíveis da inovação. Os profissionais devem se sentir seguros para realizar seus experimentos, sem a ameaça constante de punições por resultados indesejados.  

Pilares do Well-Architected Framework: experimentação e colaboração das equipes

5. Incentivos à participação e ao desenvolvimento da equipe 

A diversidade de perfis e ideias também precisa ser estimulada para a criação de uma cultura que alcance resultados e ao mesmo tempo leve a equipe a desenvolver suas competências e habilidades. 

6. Disponibilidade de recursos 

Os membros da equipe devem dispor das ferramentas e recursos necessários para o desenvolvimento das suas atividades. 

Fazendo um paralelo com esportes coletivos, existem equipes que se apoiam única e exclusivamente em talentos individuais (reflexo de uma cultura organizacional frágil) e outras que maximizam o retorno com um desenho coletivo mais harmonioso (exemplo de cultura forte, sólida e robusta).

Ao adotar uma jornada para a nuvem seguindo os princípios do AWS Well-Architected, é importante dar prioridade à perspectiva das pessoas para evitar a exposição a riscos e oferecer respostas mais eficazes aos desafios que se apresentam ao longo do projeto.

A e-Core pode te auxiliar com aspectos relativos à cultura organizacional em uma jornada para a nuvem. Conheça o nosso serviço de Platform Modernization ou solicite o contato de nossos especialistas no formulário abaixo!

Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

quatro-pessoas-numa-mesa-conversando