AWS re:Invent 2024: Uma Retomada às Raízes e Um Olhar para o Futuro da Nuvem

Publicado: 18/12/2024

O AWS re:Invent é a maior conferência de computação em nuvem do mundo, reunindo mais de 65 mil pessoas em Las Vegas em 2024. Para a edição de 2024, havia algumas expectativas muito grandes. Primeiro, pois houve uma mudança de CEO da AWS em maio, com a saída do Adam Selipsky e entrada do Matt Garman, que possui um histórico tanto como liderança de tecnologia quanto de VP de Vendas e Marketing na AWS. A sua sessão foi um dos momentos mais esperados para entender como sua entrada impactaria o posicionamento da empresa. A apresentação destacou áreas-chave como computação, armazenamento, bancos de dados e inteligência artificial (IA), com mensagens claras sobre como a AWS continuará sendo uma plataforma de “building blocks”, permitindo liberdade e flexibilidade na criação de soluções.

Outra grande expectativa estava ao redor do tema de inteligência artificial. Em 2023, muitos entenderam que a AWS entrou tarde na corrida pela IA Generativa e alguns ainda consideravam que já era uma corrida perdida. Para o evento desse ano, existia uma expectativa muito alta em relação ao posicionamento e novidades dentro dessa área. O próprio Matt abordou boa parte desse tema durante seu keynote, enquanto o Swami Sivasubramanian trouxe várias novidades durante a sua apresentação.De forma geral, fomos surpreendidos positivamente tanto pelo posicionamento quanto pelos lançamentos, focando na construção de aplicações de IA em toda a sua jornada de desenvolvimento. Essas inovações reforçam o compromisso da AWS em ser uma plataforma que capacita desenvolvedores e empresas a explorar IA de forma escalável e eficiente.

O terceiro grande keynote do evento é apresentado pelo Werner Vogels, CTO da Amazon. Neste ano houve uma surpresa e não tivemos lançamento de novos serviços durante a sua apresentação. O seu foco foi muito mais conceitual em relação a trazer mais simplicidade para sistemas complexos, o que ele chamou de “Simplexidade”. Ele explorou lições práticas, como a importância da evolução contínua dos sistemas, a adoção de arquiteturas baseadas em células e a automação da complexidade. Vogels destacou a relevância de construir sistemas previsíveis e de alinhar equipes organizacionais às arquiteturas de software, ressaltando como esses princípios podem ajudar empresas de todos os tamanhos a alcançar eficiência e resiliência em suas operações.

De maneira geral, o re:Invent de 2024 foi excelente, retomando após um de 2023 que levantou alguns questionamentos e insegurança. O novo CEO trouxe uma volta a alguns princípios da AWS em ser uma plataforma para desenvolvedores construirem em cima, freando e mudando um pouco da tendência que víamos nos últimos anos de tentar focar em soluções mais prontas.

A e-Core é um parceiro AWS preparado para ajudar o seu negócio com soluções de migração e modernização do ambiente cloud, assim como na criação de soluções personalizadas com nossa expertise em computação em nuvem, big data, IA e Machine Learning.

Entre em contato conosco e veja como podemos apoiar o seu negócio!

Filipe Barretto é Líder em AWS Practice na e-Core e AWS Community Hero.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Pular para o conteúdo