Estratégias, Etapas e Impactos da Migração para Atlassian Cloud

Publicado: 29/05/2024

À medida que os negócios evoluem, as empresas começam a ter desafios na sua infraestrutura. Por isso, muitas decidem migrar para o ambiente cloud, que oferece maiores recursos e permite maior escalabilidade. Porém, são vários os desafios de uma migração para a Atlassian Cloud, desde o entendimento correto do uso da Instância, até a assertividade na definição do escopo de migração e sua implementação. 

Como o Jira e Confluence são ferramentas altamente flexíveis, o uso da aplicação é diferente para cada cliente. O que é de extrema importância para um pode ser indiferente para outro. Então não há uma receita padrão para Migrações, é algo customizado e focado em cada projeto.

Migrações Server ou Data Center para Cloud geralmente tem por objetivo mudar o tipo de plataforma, ganhando vantagens nas constantes atualizações e novas funcionalidades liberadas pela Atlassian para o ambiente Cloud sem precisar de todo o trabalho da equipe de infraestrutura na manutenção dos servidores, redes e firewalls. Nessas migrações, além de priorizar processos e funcionalidades, recomendamos um treinamento para os usuários finais para que estejam preparados para o uso da ferramenta ao final da Migração, focando principalmente nas mudanças de ambiente e interfaces.

Quais as diferenças das migrações de cloud para cloud?

Migrações Cloud to Cloud tem uma característica diferente das migrações Server to Cloud. As migrações entre nuvens normalmente são merges ou separações de instâncias cloud. Empresas se juntam em grupos ou se separam, e as migrações cloud to cloud acompanham essas dinâmicas, de forma a minimizar os impactos e mantendo o uso da ferramenta na execução dos processos, independente da instância utilizada.

Quais as etapas de migração para Atlassian Cloud?

A execução de uma Migração de Server, Data Center ou Cloud para o Atlassian Cloud seguem etapas e processos bem definidos indicadas pela Atlassian no seu Runbook:

Pré-teste

Onde são levantadas todas as características do jira, principais apps utilizados, integrações e automações. Essa fase é de extrema importância para o refinamento do escopo da migração, entendendo possíveis problemas ou itens com necessidade de refatoração. Ao final dessa etapa, a e-Core faz uma apresentação para o cliente, com o planejamento da execução da migração baseado no assessment realizado.

Teste

A fase de teste, é onde são feitas as migrações para o sandbox é realizada a refatoração dos principais itens que impactam no processo do cliente. Nessa fase é simulada uma migração completa, identificando os tempos de janela ou problemas. Além da realização dos testes no ambiente sandbox pelo cliente. Para uma fase de produção tranquila é importantíssima uma fase de teste bem feita, com transparência e alinhamento junto ao cliente das restrições, tempos de janela para um refinamento de escopo.

Pré-Produção

Após a fase de Teste, seguimos para a fase de pré-produção onde alinhamos com o cliente e a Atlassian a janela de Migração e é realizada a divulgação interna do cliente da mudança.

Produção

A migração em produção tem 3 sub-etapas:

  1. Migração de usuários
  2. Migração de Anexos
  3. Migração dos Projetos/Espaços

Como boa prática recomendada pela Atlassian, a migração de usuários e Anexos se realiza antes da janela para minimizar o tempo de parada. A janela de migração geralmente ocorre durante um fim de semana, onde é realizada a migração, os ajustes e os testes de validação pelo cliente.

Pós-Produção

Após a Migração, e a homologação por parte do Cliente, inicia-se a fase de pós-produção, onde a equipe suporta o cliente nos primeiros dias de uso do Atlassian Cloud, realizando os últimos ajustes e orientando no uso da aplicação Cloud.

Garant Expertise na Migração para Atlassian Cloud

A migração para a Atlassian Cloud permite que as empresas possam focar na criação de valor de seus produtos ou serviços, com a segurança de um uptime de 99,90%, sem se preocupar com a manutenção e expansão da infraestrutura ou paradas de atualizações do sistema. Além disso, a Atlassian está frequentemente adicionando novas funcionalidades aos seus produtos sem custos adicionais e de forma ágil e transparente, com o objetivo de melhorar a eficiência dos processos como a inclusão de IA e Agente Virtual recentemente, aprimorando continuamente a plataforma para os usuários e administradores.

A e-Core como Atlassian Platinum Solution Partner, possui processos e ferramentas para melhorar a eficiência e eficácia das migrações, diminuindo os tempos de Projetos e melhorando a qualidade da entrega. O Inter é um exemplo de empresa que já colhe os benefícios da migração para a nuvem. Com o apoio da e-Core, a empresa ganhou maior eficiência e conseguiu economizar R$1milhão. Isso só foi possível devido a um plano de migração consistente que foi criado de acordo com as necessidades da companhia. Fale com nossos especialistas e veja como podemos apoiar você na migração das suas ferramentas Atlassian para a cloud.

Gerusa Lobo

Consultora Sênior na e-Core

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.