Um quadro branco infinito e colaborativo: conheça o Miro

Publicado: 08/12/2021

Há muitos anos, o surrealismo trouxe novos artistas que re-imaginavam a realidade através de suas obras. Dentre esses artistas, Joan Miró foi um dos expoentes. Com sua estética única sobre as telas, ele colocava as suas ideias através de traços, cores e formas diferentes da arte clássica.

É sob essa mesma perspectiva que o Miro foi criado: uma ferramenta de colaboração que permite organizar ideias, projetos e equipes através de um quadro branco infinito. Com um design intuitivo, a ferramenta é fácil de usar e permite que os colaboradores trabalhem juntos na construção e execução de projetos, seja através de brainstormings, cerimônias de ágil, quadro de tarefas ou mesmo workshops (off e online).

Ainda, o Miro ajuda na colaboração e engajamento das equipes em um cenário cada vez mais comum: o trabalho remoto. Veja abaixo 5 pontos de como isso acontece:

1 – Organiza o trabalho dando maior visibilidade

Por ser um quadro em branco, é possível organizar o trabalho de acordo com as características de cada equipe. Stickers? Post its? Tabelas? Não importa. O Miro apresenta todas elas e você consegue trazer ordem para o seu fluxo de tarefas, dando também maior visibilidade às atividades dos seus colaboradores.

Porém, se estiver inseguro em produzir um quadro do zero com todas essas informações, ou precisar de algum modelo, ele oferece mais de 200 templates prontos. Você organiza as demandas da equipe e assim garante que todos estejam alinhados em relação aos projetos que estão envolvidos.

2 – Integrações que melhoram a produtividade

O Miro tem integração com mais de 70 aplicativos, entre eles Google Drive, Slack, Microsoft Teams, Jira e Salesforce. Tais integrações ajudam na produtividade pois concentra as informações em um único lugar, evitando transitar entre uma ferramenta e outra, o que pode fazer com que algo se perca.

Tais integrações também facilitam o trabalho das equipes pois ajudam a dar maior rastreabilidade dos processos, podendo enxergar gargalos e pontos de melhoria.

3 – A ferramenta muda com o seu time

É ruim quando ferramentas são adquiridas para melhorar a colaboração mas ela parece forçar os times a utilizá-la de uma forma certa para que possa funcionar. O Miro é bastante customizável e permite que os colaboradores a utilizem de acordo com o que seja melhor para eles.

Caso o time mude o fluxo de trabalho, a ferramenta consegue acompanhar pois há vários templates que podem ser usados para re-desenhar os processos de forma fácil. O mesmo acontece caso novos usuários precisem ser adicionados. Não existe a necessidade de mudar a ferramenta, basta adicioná-los ao quadro, que suporta até 200 usuários simultaneamente.

4 – De qualquer lugar a qualquer hora

O Miro é uma plataforma online que você pode acessar de qualquer lugar a qualquer hora. Por esse mesmo motivo, os colaboradores podem interagir de modo real, seja em um workshop, elaborando um projeto ou desenhando os processos.

Você também pode se encontrar com os seus colegas através de videochamadas dentro da plataforma enquanto editam o quadro de trabalho. Dessa forma, sprints, cerimônias, reuniões de alinhamento ou workshops ficam mais interativos.

5 – Ajuda a criar um mindset ágil

Miro é uma ferramenta colaborativa que suporta o trabalho das equipes pois permite que elas foquem no que é necessário, a entrega de valor. Seja utilizando Kanban, Scrum ou outro framework, os colaboradores já possuem o template necessário para realizar cerimônias, verificar tarefas e definir projetos. As equipes conseguem incorporar mudanças com maior facilidade, melhorando continuamente. 

Um dos exemplos de utilização é ao fazer uma Lean Inception, que é uma forma eficaz de ajudar os squads a trabalharem em conjunto na criação de produtos. Ela acontece no início do projeto, quando as áreas têm apenas algumas informações, como quem são os usuários, suas funcionalidades e agenda de entregas. Saiba mais nesta demonstração.

Você também faz integrações de fluxos de trabalho entre equipes e ganhar cadência das atividades. Assim é possível criar um mindset ágil em sua empresa.

Intuitivo, cheio de integrações e adaptável, Miro é a ferramenta ideal para as equipes trabalharem de forma mais colaborativa e integrada. Com seus diversos templates, pode ser utilizada por diferentes times, além de permitir criar seus próprios quadros de trabalho.

Dessa maneira, assim como Miró, você dá forma ao seu trabalho e imagina soluções de acordo com o seu contexto, podendo ser criativo e inovador enquanto colabora com outras equipes e pessoas.

A e-Core é parceira da Miro e desempenha o papel de embaixadora em suas interações junto às companhias nacionais. Podemos ajudar a sua empresa a utilizar a ferramenta em sua jornada ágil. 

Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Notebook com imagem na tela com o texto Como desbloquear o potencial do seu ITSM com IA Generativa