Artigos

Os serviços de cloud estão ajudando as organizações a reinventar a forma como desenvolvem e entregam seus produtos e serviços. Mas gerenciá-los para atingir suas metas de negócios não é uma tarefa tão simples quanto alguns podem pensar. 

Será que o seu time interno de TI consegue cuidar e fazer melhorias no seu ambiente cloud? 

A boa notícia é que existem parceiros prontos para assumir esse desafio, como a e-Core, que podem ajudar a aproveitar a tecnologia cloud e os serviços AWS. 

Os desafios da cloud modernization

Os ambientes de nuvem são complexos e dinâmicos. É preciso habilidade e conhecimento para avaliar a adequação de um ambiente específico para a implantação de um serviço. 

Chamada de cloud modernization, esse processo inclui a forma como se projeta e utiliza aplicações. Importante em um mercado orientado por software, ajuda em um desenvolvimento mais rápido e seguro.     

E navegar na cloud é especialmente desafiador: envolve a integração e operação de várias soluções e serviços em um único local. O seu time também precisa implementar políticas de governança fortes, medidas de segurança robustas e estratégias de gerenciamento dos serviços, como os oferecidos pela AWS. 

Para acompanhar as mudanças do mercado e realizar essa cloud modernization, sua equipe deve conhecer as ferramentas e tecnologias. Isso exige experiência em serviços de cloud, bem como contar com um ambiente confiável para gerenciar os custos associados, que podem sair rapidamente do controle. 

Sua empresa até pode conseguir fazer essa modernização, mas muitas vezes ela é onerosa ou então não leva em conta os processos e boas práticas, que nem sempre vão se adequar à realidade específica do ambiente. Até porque os envolvidos estão focados em tarefas de sustentação, que comprometem muito o foco na modernização. 

3 razões para contar com um parceiro de cloud

Deu para perceber o quanto pode ser desvantajoso deixar a administração e monitoramento do seu ambiente de nuvem dentro de casa. Com tantos pormenores para se preocupar, fica difícil evoluir a sua estrutura para atender as necessidades do cliente.

Mas esses dias de preocupação podem chegar ao fim com o apoio de uma consultoria especializada. Ela pode ajudar você a ter um ambiente cloud que atenda às suas necessidades. Veja três motivos para contar com uma consultoria:

1- Times especializados para cuidar e evoluir a estrutura

Adquirir o conhecimento necessário para gerenciar um ambiente de nuvem não é tarefa fácil. Você pode tentar contratar para resolver o problema, mas a competição por esses profissionais é acirrada e os custos de recrutamento e constante capacitação são altos. 

Quando se adiciona o tempo e a necessidade de entender adequadamente os riscos envolvidos, é extremamente difícil gerenciar um ambiente de nuvem por conta própria. Muitas vezes não é uma opção prática.

Além de maior experiência, um parceiro especializado de tecnologia conta com uma equipe multidisciplinar para resolver desafios complexos e colaborar para a aplicação de atualizações e correções constantes. 

O envolvimento de um parceiro oferece acesso a profissionais especializados, que estão disponíveis para responder a perguntas, sugerir práticas recomendadas para implantação da nuvem e ajudar a resolver quaisquer problemas de forma rápida e eficiente. 

E mais do que isso: apoiar a evolução da sua estrutura de acordo com a sua estratégia e atendendo às demandas dos clientes. Assim, a empresa segue crescendo e atingindo seus objetivos de negócio.

2- Otimização dos custos com a nuvem

Um elemento-chave da cloud é a promessa de redução de custos. É verdade que a capacidade de pagar apenas pelos recursos que você usa parece atraente. Mas a realidade da nuvem é que, sem visibilidade e atribuição adequadas, os custos podem aumentar e sem ganhos claros de desempenho

Um parceiro ajuda a otimizar custos à medida que a sua empresa segue os passos da cloud modernization. Ao melhorar a visibilidade dos custos, acabam-se as horas perdidas para vasculhar faturas e serviços para descobrir de onde vêm os gastos. 

3- Mitigar riscos de segurança para garantir a disponibilidade dos serviços

As oportunidades que a nuvem oferece devem ser equilibradas com os seus riscos. Impulsionadas por um imperativo digital, muitas empresas não conseguiram se concentrar suficientemente nas questões de segurança antes de implantar na nuvem. 

A formulação de uma estratégia de nuvem robusta requer uma abordagem focada no gerenciamento de riscos, que identifique o que pode ser feito para mitigar brechas de segurança. 

Um parceiro especializado auxilia na identificação de lacunas em sua segurança e conformidade, ajudando a definir uma arquitetura alinhada a riscos e um roteiro de segurança, priorizando a automação para cumprir requisitos de compliance e regulatórios. Assim você garante a disponibilidade dos serviços com maior segurança.

A e-Core está pronta para cuidar do seu ambiente cloud

A e-Core é um parceiro de serviços preparado para apoiar a inovação e a transformação digital do seu negócio. Combinamos uma experiência global em diferentes segmentos de negócios com a expertise tecnológica dos nossos serviços para ajudar empresas líderes do mercado a acelerarem digitalmente.

Como parceiro AWS, estamos preparados para modernizar o seu ambiente cloud para que sua empresa trabalhe com maior eficiência, acelerando a inovação para impulsionar os seus negócios à frente da concorrência.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você a maximizar os seus recursos na nuvem!

Tópicos: Cloud