Por que evoluir o ambiente Atlassian para avançar na transformação digital?

Publicado: 26/10/2022

A transformação digital nas empresas é imperativa para todos os negócios, desde os pequenos até as grandes corporações. Essa mensagem é repetida em palestras, artigos e estudos sobre a necessidade de se permanecer competitivo e relevante em um mundo movido à gestão ágil.  

O que não está claro para muitos líderes é como as empresas podem ir além de apenas adotarem novas tecnologias quando o assunto é transformação digital. Para isso, é necessário um olhar estratégico sobre a utilização de ferramentas da Atlassian, como o Jira, de modo que as equipes incorporem um mindset ágil em seu dia a dia. Ter equipes ágeis é mandatório e a utilização de ferramentas da Atlassian como o Jira é estratégico.

 O que é transformação digital?

De acordo com o Gartner, a transformação digital pode ser desde a modernização da TI até a criação de novos modelos de negócio. Porém, a transformação digital de negócios envolve explorar tecnologias e recursos digitais para criar um novo modelo de negócio.

Desse modo, a transformação digital nas empresas vai além de apenas adotar tecnologias disruptivas. Ela representa uma mudança fundamental na forma como elas operam, se comunicam e se envolvem com os clientes. O foco está em inovações que sejam capazes de melhorar o desempenho e sustentá-lo considerando tantas mudanças. 

Em 2022, os gastos com tecnologias e serviços de transformação digital devem atingir US$ 1,8 trilhão e aumentar para US$ 2,8 trilhões até 2025, de acordo com a Statista. Esse crescimento demonstra o quanto as empresas planejam investir para competir.

Assim, vemos que é preciso ir além de apenas adotar novas ferramentas digitais. Definida qualquer que seja a iniciativa, o objetivo é alavancar a tecnologia em toda a empresa e colocar a experiência do cliente no centro da tomada de decisões.

A transformação digital nunca termina

Outro ponto importante a ser destacado é que a transformação digital é uma jornada, não um destino. As equipes devem estar prontas para corrigir o curso repetidas vezes, à medida que os objetivos evoluem e sua estratégia amadurece. 

Mas, para fazer isso, as organizações precisam de recursos e ferramentas digitais para melhorar a experiência do usuário, aumentar a velocidade de execução e reavaliar continuamente os processos de gerenciamento de mudanças. 

As ferramentas Atlassian cumprem o papel de serem tecnologias de ponta capazes de fomentar o valor do trabalho das equipes. Projetadas para todos os tipos de trabalho, oferecem recursos práticos e poderosos.

O Jira, por exemplo, oferece os melhores recursos de segurança e privacidade para sua equipe de TI fazer a gestão de projetos e tarefas. Não importa se você está iniciando a transformação digital ou já começou. Você tem o apoio de uma ferramenta robusta para gerenciar o trabalho das equipes e conectá-lo à sua estratégia de negócio.

Com ele, as equipes podem planejar, atribuir, rastrear, relatar e gerenciar o seu trabalho. Além disso, desde desenvolvimento ágil de software e suporte ao cliente até equipes de negócio, todos se reúnem em uma única plataforma – não importa o tamanho da sua empresa ou do seu time.

Com modelos e soluções criados para todas as equipes e o Jira como sua linguagem comum, o trabalho decorre com fluência e transparência em toda a organização. 

Com Atlassian você fica um passo à frente na transformação digital

Apenas adotar as ferramentas Atlassian não é suficiente para garantir que sua empresa esteja no caminho certo da transformação digital. É necessário evoluir o ambiente de acordo com as suas necessidades de negócios.

À medida que a empresa avança com seus objetivos, as suas ferramentas devem acompanhar essas mudanças. É neste momento que muitos negócios têm dificuldade de evoluir.

Em geral, as equipes estão focadas nas tarefas que geram valor ao negócio e não conseguem cuidar do ambiente Atlassian, fazer as mudanças necessárias para garantir que suportem o seu trabalho. Desse modo, muitas acabam subutilizando as ferramentas, o que pode prejudicar o seu desempenho.

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Para ajudar você a explorar ao máximo as suas ferramentas Atlassian, é possível contar com o serviço de uma consultoria especializada para apoiar a evolução digital dos seus negócios.

Enquanto sua equipe trabalha em tarefas importantes, um time de especialistas pode ajudar você a cuidar do ambiente fazendo health check do ambiente gerenciando acessos e até otimizando custos.

Capacite a sua equipe

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a capacitação da sua equipe. Mesmo que a ferramenta seja fácil de utilizar, podem surgir dúvidas no início do processo ou você pode acabar não explorando todos os recursos que ela oferece. Por isso, a capacitação é importante para garantir que o seu time esteja engajado no uso da ferramenta.

A CVC já conta com uma consultoria especializada

Um exemplo de organização que conta com o apoio de uma consultoria é a CVC Corp. A gigante do turismo quer se transformar em uma turistech e tem investido em transformação digital, evoluindo seus processos de ITSM com o Jira Service Management. 

Para garantir o máximo aproveitamento da ferramenta, a CVC Corp conta com o apoio da e-Core.Com isso, a empresa tem conseguido seguir sua jornada de transformação digital com o uso das ferramentas Atlassian.

Case de sucesso: Saiba como a CVC Corp evoluiu seu ITSM com apoio da e-Core

 Vimos aqui que a transformação digital não é apenas a adoção de uma tecnologia. Ela envolve a transformação cultural da empresa. Para tanto, é preciso contar com ferramentas que apoiem essa mudança, como as da Atlassian. 

E, com o apoio de uma consultoria especializada, como a e-Core, você pode explorar ao máximo esses recursos e avançar na sua jornada de transformação digital. 

Quer evoluir o seu ambiente Atlassian e ter o máximo desempenho? Conheça o  Atlassian Managed Services e fale com um de nossos consultores!

Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Imagem com o texto Atlassian Team 24 na identidade visual da e-Core. Fundo azul escuro e texto em branco