O impacto de ferramentas para a gestão ágil no dia a dia das equipes

Publicado: 13/10/2021

Marketing, jurídico, RH e TI são áreas da empresa com tipos diferentes de demanda, mas todas precisam de diversos recursos para executarem suas atividades. Muitas vezes, isso pode tornar as coisas um pouco confusas ao distribuir tarefas, reconhecer gargalos e integrar os colaboradores.

Por isso, uma ferramenta para a gestão ágil para suas atividades é de suma importância para consolidar as informações e colocar todos na mesma página. Mesmo que cada equipe tenha o seu contexto, um recurso de gestão personalizável, como o Jira Work Management, ajuda as equipes a executarem as tarefas de forma mais produtiva ao organizarem as informações de modo que faça sentido para os colaboradores, gerando um impacto positivo nos negócios.

Ferramentas com recursos integrados

Uma única ferramenta ágil deve integrar recursos de forma mais inteligente. Mesmo que sejam de naturezas distintas, é possível fazer com que sejam integrados para que toda a equipe tenha acesso a informações relevantes para o seu trabalho

Esses recursos podem ser ferramentas de colaboração, como o Miro, comunicação interna, como o Slack, ou de dados, como o Google Sheets. Mesmo que usados de formas diferentes, a maneira como cada equipe os utiliza não é perdida, mas sim potencializada ao serem integrados dentro de um mesmo sistema. Assim, os membros daquela equipe podem ter acesso às mesmas informações, evitando ruídos.

Observar gargalos e pontos de melhoria

Uma ferramenta de gestão ágil permite uma maior visibilidade e previsibilidade do trabalho. O gerenciamento de tarefas se torna mais fácil e permite ver onde estão os gargalos. Dessa forma, é possível fazer uma melhor distribuição das atividades.

Os líderes também conseguem ver os pontos de melhoria, já que tem visão de todo o fluxo de trabalho da equipe. Através de dashboards customizados e relatórios, fica mais fácil ter visibilidade do trabalho e assim realizar melhores entregas.

Maior comunicação e colaboração com ferramentas de gestão ágil

Com uma ferramenta de agilidade, todos podem ver qual o seu papel dentro do projeto e da equipe. Todos conseguem ver o andamento das atividades e assim ter maior ciência sobre prazos e entregas que devem ser feitas. 

Isso ajuda na colaboração e comunicação entre os colaboradores, já que o entendimento de todos será o mesmo. Desse modo, uma ferramenta de gestão não é uma vantagem apenas para os líderes dos times, mas também para todos os membros da equipe.

Padronização das informações para decisões mais assertivas

Uma ferramenta ágil para as equipes também é de grande valia na hora de padronizar as informações. Quando existem recursos de gestão diferentes, fica difícil consolidar as que são necessárias para a tomada de decisão, gerando retrabalho.

Adotar uma ferramenta para todos, mas que seja personalizável e se encaixe no contexto de cada um, auxilia na tomada de decisão uma vez que as informações estarão padronizadas. Assim, com a consolidação e padronização das informações, a tomada de decisão fica mais assertiva, gerando um impacto positivo nos negócios.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.