Sobre o cliente
Esse cliente da e-Core é uma empresa de tecnologia que se dedica ao mercado imobiliário. A plataforma web disponibiliza dados em tempo real, como insights, relatórios de mercado, ferramentas de busca, avaliação e análise de viabilidade de investimentos para imobiliaristas, corretores e gestores.
Desafio
A empresa enfrentava problemas ao extrair dados de matrículas imobiliárias em uma das suas soluções para avaliação de imóveis. Essas matrículas são documentos que contêm dados relevantes sobre o imóvel e, atualmente, são extraídas manualmente por engenheiros, o que gera custos significativos para a empresa. Além disso, com a extração manual, são realizados cerca de 450 processos mensais, tendo uma alta demanda.
A análise manual das matrículas é indispensável para avaliar adequadamente os imóveis. Contudo, com o aumento do uso de propriedades como garantia de crédito, a empresa enfrenta uma situação insustentável, tendo que processar mais de 1000 documentos por mês, o que é mais do que o dobro da capacidade atual. Além disso, a extração manual das matrículas aumenta os custos operacionais e dificulta o acesso eficiente às informações, limitando o potencial de crescimento da organização.
Assim, a companhia buscou um método automático e eficiente para extrair dados das matrículas de imóveis, de modo a aumentar a eficiência operacional.
A solução proposta pela e-Core
A e-Core realizou um estudo para chegar a uma arquitetura adequada que permita extrair informações relevantes dos documentos de matrícula imobiliária de forma precisa e rápida, de acordo com as demandas da empresa. Para a solução, o cliente estabeleceu requisitos específicos, tais como: campos elementares a serem extraídos, número de páginas totais por matrícula e a possibilidade de iniciar o processo manualmente.
Para atender à última solicitação de inicialização manual, sugerimos a utilização de orquestração com AWS Step Functions, que permite a extração de dados das matrículas de forma simples, manual ou automática. A extração foi dividida em duas etapas: a extração do texto dos documentos de matrícula e a extração das informações relevantes dos documentos.
Na primeira etapa, usamos uma AWS Step Function para conferir o documento, garantindo o formato em PDF e o número máximo de páginas esperados. Após a verificação, extraímos os dados brutos das matrículas com o serviço Amazon Textract, armazenando-os em um bucket do Amazon S3. Na segunda etapa, usamos a AWS Step Function para identificar os campos relevantes dos textos brutos das matrículas, através do serviço de Generative AI da AWS, Amazon Bedrock. Ao final desta etapa, os resultados são consolidados de maneira formal e estruturada.
Esta abordagem garante a extração correta, assegurando a execução eficiente do fluxo de trabalho. A extração dos documentos é evitada, sem a necessidade de reprocessamento futuro, o que poupa recursos e otimiza o tempo. A divisão em duas etapas torna possível uma gestão precisa do fluxo de trabalho, com execução ordenada. Isso torna o negócio do cliente mais confiável para a extração de dados de matrículas imobiliárias, garantindo a integridade dos dados e evitando desperdícios.
Benefícios
A parceria com a e-Core possibilitou resultou na extração de matrículas de forma escalável, suportando de forma fluida a extração de mais de 1000 matrículas por mês, o que é o objetivo atual do cliente, enquanto o processo manual por engenheiros era de 15 a 30 matrículas por dia. A redução média do tempo de extração foi de cerca de 60%, passando de 5 minutos para uma extração automatizada de 2 minutos. Dessa forma, foi possível alcançar uma arquitetura escalável para a extração de dados de matrículas imobiliárias e aumentar a Excelência Operacional através de um processo automatizado.