Com transformação digital, Unifertil ganha inteligência de negócios para aumentar capacidade produtiva em até 15%

Publicado: 02/01/2024

A Unifertil é uma das empresas mais relevantes do setor de fertilizantes no Brasil. Fundada em 1972 em Canoas/RS, a empresa possui uma história de sólido crescimento baseado na qualidade de seus produtos e serviços e no bom relacionamento com seus clientes. Hoje, ela abastece lavouras de todo o país com cerca de 120 mil toneladas de fertilizantes por mês, com especial relevância na região Sul, onde está posicionada como uma das líderes do mercado.


Entre 2020 e 2021, a empresa experimentou um intenso crescimento que permitiu com que ela celebrasse conquistas importantes, como a abertura de uma terceira unidade fabril em Rio Grande/RS. Nesse cenário, a empresa se viu diante da oportunidade de modernizar a sua operação para expandir suas capacidades.

Oportunidades

No epicentro da indústria, um processo se destacou devido ao potencial de abrir novas portas para o crescimento. Trata-se do agendamento de carga, que era realizado em apenas 5% dos cerca de 150 carregamentos realizados diariamente nas três unidades fabris. 

Com uma maior proporção de carregamentos agendados, torna-se possível implantar um Planejamento e Controle de Produção (PCP), necessidade que se tornou mais latente após a inauguração da unidade de Rio Grande.

“Temos um portfolio de produtos muito grande. Para conseguir ter um planejamento prévio e previsibilidade para otimizar o processo, é necessário ter o agendamento da carga e saber o que está por vir”, explica o Gerente Industrial da Unifertil, Marco Antônio Montassieur Júnior.

Além dos benefícios dentro da fábrica, o agendamento de carga também traz oportunidades de melhorias para os stakeholders externos da empresa. Isso porque, apesar de fornecer uma flexibilidade grande para o prazo de carregamento dos insumos, a falta de agendamento gera filas de caminhões que podem ficar até 3 dias esperando a sua vez para serem carregados em períodos de alta demanda. 

Sendo assim, um maior número de agendamentos também poderá trazer um impacto social, relativo ao bem-estar dos motoristas, e ambiental, uma vez que os caminhões ocupam espaço nas vias e promovem emissão de gás carbônico, óleos e outros resíduos. 

Desafios

Apesar dos ganhos projetados com a sua otimização, rever o processo de agendamento não era uma missão simples. Além de envolver integrações com outros sistemas e stakeholders de diversos perfis – desde o setor financeiro até o motorista de caminhão –, era necessário ter um cuidado importante para que a Unifertil não deixasse de oferecer a flexibilidade de agendamento de entrega dos pedidos que a diferencia perante os concorrentes.

Diante disso, as equipes de Indústria e de Tecnologia uniram forças para buscar uma solução que preparasse a Unifertil para o futuro sem deixar de lado os atributos que a diferenciam em um mercado extremamente competitivo. Nesse contexto, a Unifertil encontrou na e-Core a parceira ideal para elaborar em conjunto a melhor estratégia para esse desafio. 

“A e-Core é uma empresa com uma metodologia de trabalho que ajuda a organizar o racional do que se pretende buscar de entrega do projeto final, o que auxilia no alinhamento de expectativas da parceria. Além disso, são pessoas sérias e dedicadas que se utilizam da tecnologia para nos ajudar a buscar soluções para dores encontradas em alguns processos importantes da empresa.”

Marcelo Schiavon

Diretor da Unifertil

A solução

Na primeira fase do projeto, foi realizado um Product Discovery, com o objetivo de compreender melhor a raiz do problema e encontrar possíveis caminhos por meio de soluções digitais. O trabalho foi realizado de forma colaborativa entre o time da Unifertil e a squad da e-Core, que realizou uma imersão para buscar uma definição clara do problema a ser resolvido.

Ao longo do trabalho foram realizadas sessões de design thinking, entrevistas com todos os stakeholders, estudos de personas, benchmark, a criação de um business model canvas e a validação de um protótipo de alta fidelidade com os usuários finais, entre outras etapas. A entrega ainda contou com um estudo sobre o momento do agronegócio e macrotendências tecnológicas que afetarão o setor nos próximos anos. 

Após a validação do protótipo de alta fidelidade, teve início a segunda fase do projeto, que consistiu em sprints de engenharia para desenvolvimento para a entrega da primeira versão da solução de agendamento. Com isso, foi lançado o produto Unicarga, uma plataforma que não apenas permite o agendamento de carga como também incorpora outras funcionalidades para melhorar a experiência do cliente. 

“Os clientes observaram que a solução é muito boa, pois dá autonomia para que eles façam o agendamento sem precisar falar antes com o comercial. Agora eles têm visibilidade da carteira de pedidos, cujo controle era feito anteriormente apenas por e-mail. Esse é um ganho de autonomia muito grande e que foi descoberto no discovery.”

Marco Antônio Montassieur Júnior

Gerente Industrial da Unifertil

Nosso trabalho

Resultados projetados

  • Product Discovery
  • Desenvolvimento de personas
  • Protótipo de alta fidelidade
  • Jornada do cliente
  • Benchmark de soluções
  • Mapa de fluxos de processos
  • Business Model Canvas
  • Sprints de desenvolvimento
  • Integração com sistemas legados
  • Desenvolvimento de software
  • Aumento na capacidade produtiva de até 15%
  • Maior inteligência de negócios, a partir da captação de novos dados sobre o consumidor
  • Maior previsibilidade de demanda, o que traz uma maior segurança em relação às oscilações da indústria
  • Otimização do processo de expedição
  • Desoneração da equipe de vendas
  • Melhor experiência para o cliente
  • Fortalecimento da imagem da Unifertil como uma empresa moderna e confiável

“É o primeiro projeto de transformação digital da Unifertil. A gente tira do papel, tira do e-mail e oferece um serviço digital para o nosso cliente, dando autonomia, organização, agilidade, controle e gestão, além de uma maior eficiência operacional para nossas equipes.”

Helmar Almeida

Gerente de Tecnologia, Inovação e Processos Organizacionais da Unifertil

Benefícios

Mais do que a otimização de um processo, o Unicarga se posiciona como epicentro do início da transformação digital da Unifertil. Conheça os principais benefícios projetados para o negócio:

otimização do processo

Otimização do processo de carregamento, com uma projeção de aumento na capacidade produtiva entre 10% e 15

Com o Unicarga, a empresa poderá reorganizar o sequenciamento de fórmulas de carregamento, identificar perfis favoráveis de carga e realizar uma programação antecipada do PCP. Com isso, espera-se não apenas reduzir a fila de caminhões, mas também obter um ganho estimado de 10 a 15% na produtividade que, por consequência, permitirá um aumento na capacidade da força de vendas.

inteligencia de negocios

Inteligência de negócios a partir de novos dados sobre o cliente 

Com o Unicarga, o cliente torna-se o protagonista do processo de agendamento. Essa mudança não apenas simplifica o processo, mas também proporciona à empresa novos dados sobre o comportamento do cliente. Assim, torna-se possível analisar padrões de agendamento, preferências e tendências, transformando informações dispersas em inteligência de negócios.

Previsibilidade

Previsibilidade para o negócio, viabilizando o aumento da margem de lucro através do PCP 

Com a implementação do Unicarga, a previsibilidade poderá se tornar uma realidade para a Unifertil. Essa capacidade de planejamento prévio possibilitará a composição eficiente do PCP, evitando gargalos e permitindo a otimização da produção. A criação de um Business Intelligence (BI) com painéis de gestão de agendamento irá oferecer uma visão em tempo real, viabilizando o aumento da margem de lucro por meio de decisões estratégicas baseadas em dados.

desoneração de equipe

Desoneração da equipe de vendas, que agora pode se dedicar a atividades estratégicas e de relacionamento 

Com o Unicarga, a equipe de vendas da Unifertil não precisará mais realizar tarefas burocráticas relacionadas ao agendamento. Com mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas e de relacionamento, será possível fazer uma gestão mais eficaz da carteira, permitindo um atendimento mais personalizado e focado nas necessidades individuais de cada cliente.

Fidelização do cliente e reposicionamento da marca Unifertil

Ao proporcionar autonomia, visibilidade e um serviço mais eficiente, a Unifertil se destaca em um mercado onde a fidelização do cliente é crucial. Isso fortalece o reposicionamento da empresa como uma organização moderna que, mesmo diante da transformação digital, mantém os valores de segurança e confiabilidade que sempre foram a marca da Unifertil.

segurança

Mais segurança em relação
às oscilações da indústria, minimizando o impacto de questões climáticas e geopolíticas  

A capacidade de prever a demanda de matéria-prima permitirá que a empresa minimize o impacto  de fatores externos imprevisíveis como chuvas, greves ou questões geopolíticas. Essa segurança não só beneficia a empresa, mas também se traduz em confiança para os clientes, assegurando a entrega consistente de produtos mesmo em condições adversas.

“Um dos principais pontos para o sucesso dessa parceria foi o engajamento e o comprometimento da squad da e-Core. Hoje os membros da squad conhecem muito o nosso processo e isso é fundamental para desenvolver algum produto. Além de ser uma equipe sênior e altamente capacitada tecnicamente, o que faz a diferença.”

Helmar Almeida

Gerente de Tecnologia, Inovação e Processos Organizacionais da Unifertil

Perspectivas 

A meta é que, um ano após a implementação do Unicarga, os números se invertam e 95% dos carregamentos sejam agendados. O prognóstico é otimista: já no primeiro mês, com a adoção do Unicarga em apenas 14 dos 5 mil clientes da empresa, a taxa de agendamento de entregas subiu de 5 para 21% (dados de outubro de 2023). 

“Com a implementação do Projeto Unicarga, pretendemos ter uma otimização dos nossos processos, aumentando a eficácia da empresa e gerando uma melhor experiência para o nosso cliente. Além disso, acreditamos que irá se reduzir o tempo de espera de carregamento, bem como aumentar a produtividade da fábrica.”

Marcelo Schiavon

Diretor da Unifertil

Na próxima fase do projeto, a empresa expandirá o Unicarga para clientes que optam pelo frete realizado via Unifertil. Com isso, a empresa caminha para um atendimento 100% digital, vislumbrando as inúmeras possibilidades que a previsibilidade e a captação de dados poderão proporcionar – incluindo a hiperpersonalização e uso de Inteligência Artificial. Assim, a empresa reforça o seu compromisso em levar serviços de qualidade e confiança, pilares fundamentais para o seu crescimento contínuo.

Resumo executivo

unifertil-e-core

A Unifertil, empresa brasileira de fertilizantes com mais de 50 anos de história, passou por intenso crescimento entre 2020 e 2021, resultando na necessidade de modernizar suas operações. Diante do novo cenário, colocou-se em evidência a oportunidade de destravar o crescimento com a otimização do processo de agendamento de carregamentos. Porém, era necessário que isso ocorresse sem perder a flexibilidade que diferencia a Unifertil dos demais concorrentes.

A resposta veio com o Unicarga, solução cocriada em parceria com a e-Core. A plataforma não apenas otimizou o agendamento de carga, mas se tornou o epicentro da transformação digital da Unifertil.

Os benefícios abrangem a otimização do processo de carregamento, com projeção de aumento na capacidade produtiva de 10% a 15%, a melhor experiência do cliente, que se torna protagonista do processo e, com isso, transmite dados valiosos sobre o seu comportamento, e a previsibilidade para o negócio, viabilizando aumento na margem de lucro por meio do PCP.

Além disso, a desoneração da equipe de vendas permitirá que os supervisores se concentrem em atividades estratégicas, contribuindo para a fidelização do cliente. O reposicionamento da Unifertil como uma empresa moderna, mantendo valores de segurança e confiabilidade, será reforçado. A empresa também poderá minimizar o impacto de fatores externos imprevisíveis, proporcionando confiança aos clientes mesmo em condições adversas.

A perspectiva futura inclui a expansão do Unicarga para clientes que optam pelo frete realizado pela Unifertil, caminhando para um atendimento 100% digital e explorando possibilidades de hiperpersonalização e uso de Inteligência Artificial. Em suma, o Unicarga não apenas resolveu um desafio operacional, mas se tornou um marco na transformação digital de uma indústria tradicional do agronegócio brasileiro, refletindo o compromisso da Unifertil com a qualidade, a segurança e o crescimento contínuo.

Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas