Atlassian anuncia inteligência artificial generativa em todos os produtos (e outras novidades!)

Publicado: 20/04/2023

O “Atlassian Intelligence” será um assistente virtual presente em todos os produtos de Atlassian Cloud

O segundo dia de Atlassian Team ’23 foi marcado por grandes anúncios da Atlassian, incluindo o tão aguardado uso de inteligência artificial generativa nas ferramentas Atlassian. A apresentação do co-fundador e co-CEO Mike Cannon-Brookes sobre o chamado “Atlassian Intelligence” foi a que mais empolgou o público presente no The Venetian, em Las Vegas, mas foi precedida de outras grandes novidades, incluindo um novo produto exclusivo para a criação de novos produtos.

Confira os principais anúncios do segundo dia de Atlassian Team ’23!

“Atlassian Intelligence”, a IA generativa da Atlassian

 

Imagem: YouTube Atlassian

Mike Cannon-Brookes, co-fundador e co-CEO da Atlassian, anunciou o Atlassian Intelligence, a inteligência artificial generativa que será incorporada a todos os produtos da Atlassian Cloud nos próximos meses.

O novo “colega de trabalho virtual” terá interface com linguagem natural e será construído a partir dos recursos de machine learning já disponíveis nos produtos Atlassian para interpretar as bases de conhecimento de cada empresa e também da internet. Entre as funcionalidades apresentadas na keynote estão:

  • Atendimento de solicitações com um assistente virtual utilizando linguagem natural via Slack;
  • Possibilidade de escolher a entonação de respostas a tickets no Jira Service Management;
  • Criação de textos ricos como tabelas, emojis, checklists, etc em todos os produtos Atlassian Cloud;
  • Sumarização e delegação de tarefas entre times com base em conteúdos não estruturados no Confluence;
  • Respostas rápidas a perguntas relacionadas à base de conhecimento de sua empresas;
  • Criação de JQL e SQL a partir de solicitações feitas com linguagem natural – na prática, isso significa que será possível rapidamente desenvolver uma visão no Analytics cruzando dados entre diferentes produtos a partir de uma query (é realmente impressionante!).

 

O Atlassian Intelligence ainda não tem uma data definida de lançamento, mas será disponibilizado nos próximos meses de forma automática para todos os clientes de Atlassian Cloud (Se você ainda não fez a migração para a nuvem, aproveite para iniciá-la antes que o suporte para Server acabe).

Até lá, as features serão liberadas em versão de teste para usuários selecionados. Você pode solicitar acesso antecipando por meio do site do Atlassian Intelligence (Jira admins terão prioridade!).

 

Confluence Whiteboards: conectando ideia à execução

 

O Confluence vai ter um canvas próprio! O co-fundador e co-CEO da Atlassian Scott Farquhar foi o responsável pelo anúncio do Confluence Whiteboards, uma ferramenta criada para oferecer mais flexibilidade no trabalho em equipe, facilitando a visualização e organização das iniciativas.

O grande diferencial do Confluence Whiteboards é a sua integração nativa com outros produtos Atlassian, o que permitirá transformar com facilidade ideias em tarefas com a criação automática de tasks no Jira a partir de um clique.

O caminho inverso também é possível por meio da incorporação de elementos externos ao Whiteboard, como issues do Jira ou designs do Figma, para ter uma visualização menos estruturada de itens de um projeto.

Também será possível criar seções no canvas do Whiteboard com automações específicas, como criar rótulos ou mudança de status. Saiba mais no site do Confluence Whiteboards.

 

Novo produto Atlassian: Jira Product Discovery

 

Vem aí um novo produto para a família Atlassian, criado para auxiliar no desenvolvimento de produtos: o Jira Product Discovery

A proposta é oferecer a Product Managers, Business Analysts e seus times uma plataforma para idealizar, priorizar e se comunicar em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos.

Entre as funcionalidades apresentadas, estão:

  • Ideas e insights: um local para reunir ideias em um lugar só utilizando diversas plataformas como fonte, como o Google Docs, Slack, Zendesk, Confluence ou qualquer lugar da internet.
  • Impact assessment: interface criada para comparar rapidamente critérios-chave no processo de ideação, como risco e esforço.
  • Product roadmap: interface para organizar e compartilhar o roadmap de produto com outros stakeholders, sejam internos ou externos.
  • Timeline de produto: ações ligadas ao desenvolvimento de produto em uma visão de timeline integrada ao Jira Software.

 

 

Beacon ganha destaque como reforço à segurança

 

O recém-lançado Beacon ganhou destaque na keynote da presidente da Atlassian Anu Bharadwaj. A solução, que está em beta desde o início do ano, oferece uma detecção inteligente de riscos à segurança em produtos da Atlassian Cloud.

Com o Beacon, as equipes podem monitorar e gerenciar facilmente suas aplicações e infraestrutura em nuvem, obter informações sobre desempenho e segurança, e receber alertas e notificações em tempo real para possíveis problemas.

A solução se integra com provedores de nuvem populares, como AWS, Azure e Google Cloud, e fornece um painel centralizado para todos os recursos em nuvem. O Beacon também suporta automação por meio de integração de API e fluxos de trabalho personalizáveis, permitindo que as equipes simplifiquem seus processos de gerenciamento em nuvem.

Com essa nova solução, a Atlassian continua demonstrando seu compromisso em ajudar equipes a colaborar e trabalhar de forma mais eficiente, independentemente de sua localização. Hoje, todos os clientes da Atlassian podem se inscrever para o programa de acesso antecipado!

 

Gostou das novidades da Atlassian para 2023?

Conte com o apoio da e-Core, parceira Platinum Solution da Atlassian, para saber como você pode implementar essas e outras funcionalidades dos produtos Atlassian para transformar o seu negócio.

Fale conosco preenchendo o formulário a seguir!

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Notebook com imagem na tela com o texto Como desbloquear o potencial do seu ITSM com IA Generativa