Descubra como a sua equipe se compara no relatório anual da Puppet: 2016 State of DevOps

12 julho 2016 | Artigos

DevOps tem causado uma série de questões no mundo da TI ultimamente. Se você já ouviu esse termo por aí, você pode ter pensado: o que é exatamente DevOps? Ou, se a sua equipe já pratica você pode estar imaginando como medir o seu sucesso. É o ritmo de entrega contínua? Ou quantas vezes a sua equipe pode entregar mudanças com número limitado de falhas? Como se mede a eficácia da integração das equipes? Bem, agora você pode.

Este ano, mais de 4.600 técnicos de TI e profissionais DevOps de todo o mundo compartilharam suas experiências no Puppet Lab’s 2016 State of DevOps Report, ajudando a indústria a aprofundar a sua compreensão das práticas técnicas, normas culturais e práticas de gerenciamento lean que compõem DevOps. Além do mais, ter este tipo de informação ajuda outras equipes que utilizam práticas DevOps a verificar o seu desempenho em comparação aos outros. Então, continue lendo para explorar a chave para o sucesso: práticas DevOps! (e saiba como sua equipe se mede).

Práticas de entrega ágil

Empresas como Etsy realizaram entregas até 80 vezes por dia, Netflix e Amazon entregam até milhares de vezes por dia. Este é o coração das práticas de entrega ágil: permitir que os desenvolvedores façam entregas rápidas e com melhorias contínuas frequentemente. Como resultado, os seus “lead times” (isto é, o tempo que leva para o código ser implantado em produção) tornam-se inferiores a uma hora, mover-se rápido permite a estas empresas permanecerem na vanguarda da indústria. Existem maneiras para que seu time alcance isto também:

• Gerenciamento de produto lean: Divida grandes releases ou alterações em pequenas partes que podem ser liberados ao longo do tempo.
  • Desenvolvimento Branch to Trunk: Use branches para novas funcionalidades (feature branches) ao invés de trabalhar na master ou trunk. Dica: Use o Bitbutcket para isso!
  • Modelo cascata para ágil: Mude de um processo de desenvolvimento de software “cascata” para um processo de desenvolvimento ágil.
  • Automação: Invista em processos de automações depois de realizar seus commits no código. BambooBitbucket Pipelines, e Docker são ótimas ferramentas para isso.

Através do relatório descobriu-se que equipes que praticam entregas contínuas ágeis realizam deploys 200 vezes mais frequentes que equipes que não praticam, e com tempos de lead 2.555 vezes mais rápido.

Isto sim é velocidade. “Times que praticam entregas contínuas ágeis tem tempos de lead 2.555 vezes mais rápido.”

Equipes integradas

Não acaba por aí. Você pode ter ouvido sobre o princípio das três maneiras em DevOps até agora, mas, essencialmente, todos eles levam a uma premissa básica: integração das equipes através de um fluxo de trabalho, Tecnologia da informação (TI), Desenvolvedores (Dev), Segurança da Informação (InfoSec), e Operações (Ops) alcançam isso compartilhando a visibilidade e dando abertura para loops de feedback. Por exemplo, quando Segurança da Informação e TI são bem conectados a todo o fluxo de trabalho, os desenvolvedores estão considerando potenciais falhas de arquitetura ao escrever o código, bem como a incorporação de requisitos de segurança dentro do seu teste automatizado – coisas que por outro lado poderiam gerar algum impedimento pela equipe de segurança no final do processo, ou até mesmo causado incidentes. Como você pode integrar suas equipes? Algumas ideias:

• Pense sobre o processo: incluir outras equipes dentro de suas reuniões diárias, bem como demos do produto.
  • Compartilhe um conjunto comum de ferramentas: Se TI e Ops usarem JIRA Service DeskHipChat e outras ferramentas para coletar incidentes e monitorar o desempenho, eles podem integrar chamados dentro do JIRA Software.
  • Incorporar requisitos dentro dos testes automatizados: Colete requisitos de TI, segurança da informação, e equipes de operações e os incorpore dentro de testes automatizados.

O que acontece quando as equipes se integram? De acordo com este relatório, eles recuperam 24x vezes mais rápido e têm taxas de falha de mudança 3x inferiores. Como se não bastasse, eles gastam 50% menos tempo corrigindo problemas de segurança.

Equipes ops, alegrem-se! “Equipes integradas se restabelecem de incidentes 24x mais rápido do que o resto”

Todo mundo é um proprietário

Como resultado de todos estarem integrados, as organizações podem experimentar uma mudança cultural: todo mundo se torna um proprietário. Cada um é responsável pelo resultado final na experiência dos clientes. Desenvolvedores são mais incentivados a escrever código de qualidade, o que não irá causar incidentes de TI, operações de TI, e de segurança da informação, além disso equipes de operações e de segurança da informação sentirão mais responsabilidade para fechar o ciclo entre incidente e resolução. As equipes que experimentam ter mais propriedade sobre o produto e código gastam 22% menos tempo no trabalho não planejado e retrabalho. Como resultado, eles têm mais tempo para os novos trabalhos: desenhando e construindo novas funcionalidades. Isto significa que as organizações têm uma melhor chance de criar produtos e experiências superiores – que se traduz em valor de negócios e mais receitas de clientes agradecidos!

Compartilhamento de responsabilidade para a vitória “As equipes que compartilham responsabilidade responsabilidade gastam 22% menos tempo no trabalho não planejado e retrabalho”

Como DevOps se compara com ágil?

Nesse momento você pode ter coçado a cabeça e ter se perguntado… como DevOps se compara ao lean ou ágil?
Essencialmente, são práticas ágeis de desenvolvimento, combinadas com uma forte integração com as operações, os quais são baseados em princípios lean. Esta visualização pode ajudar: DevOps é uma revolução que está acontecendo agora. Nos últimos dois anos, o número de equipe que praticam DevOps aumentou em 630%, e a mudança do tempo de lead foi reduzido de dias para alguns minutos pelos mais adeptos nos últimos anos.

Mostre-me os números

Você leu o que DevOps é. Você entende que é um grande negócio, e tem lido sobre como as equipes de alto desempenho estão se beneficiando com isso. Se você quiser medir o desempenho do seu time, confira a tabela a partir do relatório 2016 State of DevOps.

Então, como é que a sua equipe se compara?

Leia o relatório completo aqui e saiba mais: https://www.e-core.com/pt/servicos/servicos-atlassian

Leia mais em:

A importância do Product Owner na visão financeira

Neste post, compartilhamos mais conhecimento sobre o papel do Product Owner sob a visão de Flávio Lenhari, nosso Business Agility Practice Lead. Dessa vez, com enfoque financeiro. Você deve estar se perguntando: o que o papel de Product Owner exige no sentido...

A Importância do Product Owner

Quando falamos em Business Agility, a importância e o enfoque que é dado às pessoas e à cultura faz toda a diferença entre uma iniciativa ser bem sucedida ou não. Os papéis, habilidades e responsabilidades de cada indivíduo são pontos chave para que a agilidade...

6 Dúvidas Comuns na Hora do Licenciamento

Sabemos que na hora da compra e/ou renovação de licenças do Jira, Confluence ou outra ferramenta Atlassian, surgem algumas dúvidas. Com a intenção de ajudar você a solucionar algumas delas, escolhemos as principais questões abordadas nesse momento. São necessárias...