Como implementar OKRs no Jira: um guia prático para iniciantes

e-Core • March 22, 2024

Os OKRs são uma estrutura de definição de metas e execução de estratégias – no entanto, não são suficientes. Você pode ter os objetivos mais incríveis do mundo, mas se o seu trabalho diário não for construído em torno deles, você nunca alcançará seus objetivos.


Ao integrar OKRs ao Jira, você e sua equipe podem preencher essa lacuna entre a estratégia e a execução diária. Por exemplo, você pode vincular Issues, Epics e Sprints aos Key Results, o que permite que sua equipe permaneça alinhada aos valores da empresa e nunca perca o foco dos objetivos principais.


No entanto, transformar todo o seu fluxo de trabalho dessa forma é uma tarefa difícil. Portanto, neste artigo, abordaremos por que você deve usar o Jira para gerenciar OKRs e como implementar OKRs no Jira.

Por que você deve gerenciar OKRs no Jira


Jira é uma plataforma de software popular construída pela Atlassian seguindo os princípios Agile. Oferece diversos recursos como definição de prioridades, anexação de arquivos e integração com outras ferramentas de software, facilitando o gerenciamento de projetos complexos. Ele também fornece ferramentas de relatórios para ajudar as equipes a avaliar seu desempenho e tomar decisões baseadas em dados.


O OKR Board para Jira foi projetado para integrá-los perfeitamente à ferramenta, atuando como uma camada estratégica e unindo o estabelecimento das metas à execução. É o software de gerenciamento de OKR mais popular no marketplace da Atlassian, usado por quase 3.000 clientes de 50 países e mais de 10.000 usuários ativos mensais.



Nosso software implementa uma camada estratégica no Jira e permite conectar Iniciativas, Epics e Issues diretamente aos seus OKRs. Dessa forma, os membros da equipe estão sempre cientes do que estão fazendo, e também podemos fazer o acompanhamento de OKR no Jira monitorando o status de conclusão da Issue.


A diagram showing how to connect a strategy to execution in a place

OKR Board for Jira é simples de configurar, personalizar e usar. Veja como ele pode ajudá-lo a rastrear, gerenciar e relatar OKRs no Jira em 9 etapas fáceis.


Como gerenciar OKRs no Jira

Este guia irá passo a passo, mostrando a melhor maneira de configurar OKRs usando nosso OKR Board para Jira. Para instalar o aplicativo, acesse o Atlassian Marketplace.


Etapa 1. Decida seus intervalos e cadência de OKR

Intervalos são ciclos de OKR nos quais você define, executa e monitora suas metas em um determinado período de tempo. Eles são totalmente personalizáveis e sempre podem ser ajustados às suas necessidades.

A diagram showing how to connect a strategy to execution in a place

Por padrão, o OKR Board for Jira é configurado para funcionar em uma cadência trimestral e vem com intervalos de OKR trimestrais e anuais. No entanto, você pode criar o seu próprio se desejar seguir uma cadência diferente.


Etapa 2. Definir níveis de OKR



Os níveis de OKR permitem que você crie uma hierarquia personalizada para seus objetivos com base na estrutura da sua empresa.

Por padrão, o OKR Board para Jira é configurado para uma estrutura com três níveis: Empresa, Grupo e Pessoal. Você pode renomear níveis existentes — por exemplo, transformar Grupo em Departamento — ou criar níveis adicionais para representar melhor a hierarquia da sua empresa.


A screenshot of a website with the words okr intervals on it.

NOTA: Nossa experiência com OKRs mostra que a melhor prática é manter de 3 a 5 níveis de OKR. Ter um número maior leva a muito trabalho e compromete o alinhamento. Há exceções, é claro, mas ainda recomendamos mantê-las simples.


Passo 3. Separe os membros da equipe em grupos


OKR Board for Jira permite refletir a estrutura da sua empresa e separar os usuários em grupos. Nos OKRs do Jira, os grupos podem representar departamentos, equipes ou outras unidades organizacionais dentro da sua empresa que estão unidas pelo mesmo objetivo.



Com Grupos, você pode atribuir OKRs a seu proprietário específico e a toda a unidade — ou até mesmo a várias unidades simultaneamente para promover a colaboração entre departamentos.


A screenshot of a group page on a website.

Você também pode usar Grupos como filtros com o OKR Board para as ferramentas de relatórios do Jira, permitindo criar rapidamente relatórios com foco em uma unidade específica da sua empresa.


Etapa 4. Crie objetivos e resultados-chave

OKR é uma estrutura de definição de metas e execução de estratégias que ajuda as organizações a definir, comunicar e rastrear objetivos e os resultados mensuráveis necessários para alcançá-los.


NOTA: Aprofundar-se na estrutura OKR está um pouco fora do escopo deste artigo. Para saber mais sobre eles, recomendamos que você comece com OKRs: Como a fórmula de John Doerr faz as empresas crescerem e continue com o Guia de alinhamento de OKR. Alternativamente, você pode assistir nosso guia de 16 minutos no YouTube.


Na definição mais básica de OKR, os OKRs consistem em duas partes:

  • O “Objetivo” é uma meta clara e qualitativa alinhada com o plano estratégico da organização.
  • Os “Resultados Chave” são métricas específicas e quantificáveis usadas para medir o progresso em direção a esse objetivo.


Ao fornecer uma compreensão compartilhada de como é o sucesso, os OKRs ajudam as equipes a permanecerem focadas e alinhadas. Aqui estão alguns exemplos de OKRs para ilustrar o conceito:

[O] Aumentar a participação de mercado no quarto trimestre.
[KR] Alcance US$ 2 milhões em vendas para novos clientes.
[KR] Integre 10 novos clientes empresariais.
[KR] Aumentar a taxa de retenção de clientes para 95%.


NOTA: Para aprender as melhores práticas para projetar OKRs, consulte Como escrever OKRs que o ajudarão a ter sucesso. Para obter mais exemplos de OKRs em diferentes setores, confira a categoria Exemplos de OKR no Oboard Blog.


Etapa 5. Alinhe seu trabalho no Jira com OKRs

Um dos maiores benefícios que o OKR Board para Jira traz é a capacidade de rastrear OKRs em tempo real, vinculando Epics e Tarefas a Resultados-Chave. Isso permite uma conexão mais clara entre estratégia e execução.


A screenshot of a group page on a website.

Você pode ter mais de um Epic vinculado ao mesmo Jira OKR. Além disso, você pode utilizar o sistema de pesos para definir qual Epic é mais importante para atingir o Key Result.

A screenshot of a group page on a website.

Etapa 6. Configurar painéis executivos e de equipe


O OKR Board for Jira tem várias maneiras de exibir OKRs – sua página inicial, roteiro de OKR, mapa de estrutura de OKR, etc. Eles são inestimáveis quando você deseja obter uma visão panorâmica do projeto ou de suas responsabilidades totais, mas e se você quiser focar em alguns selecionados?


Painéis OKR personalizados foram projetados para resolver esse problema. Eles permitem selecionar até 10 Objetivos e monitorá-los em um Dashboard dedicado, que pode ser compartilhado com outras pessoas. Também pode ser exportado como PDF com um único clique e adicionado ao seu relatório executivo.

A screenshot of a group page on a website.

Você pode ter vários painéis para relatórios diferentes – um painel de relatório executivo, um painel de equipe que mostra os OKRs da Atlassian que você está focando neste Sprint, etc.

Para saber mais, confira o artigo sobre painéis de OKR personalizados.


Etapa 7. Incorporar relatórios OKR no Confluence


Embora os painéis OKR sejam ótimos para monitoramento e relatórios, usá-los para registrar avaliações de desempenho não é a melhor ideia. Principalmente quando uma alternativa é integrada diretamente à Base de Conhecimento da sua empresa no Confluence.



A screenshot of a group page on a website.

OKR Board for Confluence é um complemento gratuito do OKR Board for Jira que permite criar painéis OKR do Confluence que serão atualizados em tempo real. Usando diferentes modelos de OKR do Confluence, você pode ajustar a exibição para apresentar os dados necessários — e se um relatório não for suficiente, você pode criar um número ilimitado deles.



Confira o artigo sobre OKR Board for Confluence para saber mais sobre isso.


Conclusão


Implementar OKRs no Jira é uma maneira poderosa de impulsionar o desempenho organizacional, unindo estratégia e execução. Para tornar isso possível, você precisa do OKR Board for Jira — nossa poderosa plataforma OKR com ferramentas automatizadas de monitoramento de progresso e relatórios.


Se você quiser saber mais sobre OKRs – considere inscrever-se no Basic OKR Coaching com Oboard. Este curso apresenta muitos exemplos do mundo real e estudos de caso que ajudam você a compreender a lógica por trás dos OKRs e as melhores práticas para implementá-los.


Como alternativa, clique no botão abaixo e configure uma demonstração do OKR Board para Jira, onde o ajudaremos a ajustar seu processo de OKR às necessidades da sua empresa e o guiaremos por todo o pipeline de OKR. E se você não gosta de conversar com as pessoas, faça um teste gratuito de 30 dias do OKR Board para Jira e enlouqueça!


A woman in a green jacket is smiling in a circle.

Gerusa Lobo

Consultora Sênior na e-Core


e-Core

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.


Isso pode te interessar:

By e-Core August 7, 2025
Durante o processo de procura de novas oportunidades de emprego é comum surgirem algumas dúvidas com relação a candidatura, processo, como se comportar e etc. Nesse texto você vai encontrar algumas dicas que podem te ajudar em diversas situações. Primeiro passo: A procura! Durante a pesquisa por vagas, que fazem sentido para cada um, é comum levarmos em consideração coisas como nome da empresa, nível da vaga, benefícios e se de fato temos a compatibilidade técnica e comportamental exigida. Porém, é de extrema importância analisar o quanto de afinidade a empresa e a oportunidade tem com você, pessoa candidata. Além de colocar na balança as exigências e as oportunidades, e fatores como a distância, horários e modelo de trabalho, lembre-se de prestar atenção à estrutura, à cultura e ao negócio da empresa. Uma boa forma de fazer isso é conferindo os feedbacks das pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, tanto nas redes sociais quanto no Glassdoor, por exemplo, para que você possa compreender no detalhe como é a cultura daquela empresa de acordo com os seus valores. Isso aumenta sua assertividade na hora de avaliar a Oferta de Emprego, bem como traz um prognóstico mais fiel de como será sua adaptação no novo desafio. Segundo passo: Participando do processo. O Processo começou, e agora? Nesta etapa é extremamente importante esclarecer as dúvidas e perguntar. Calma! O nervosismo é normal, mas lembre-se que é extremamente importante organizar as ideias e perguntar. Por exemplo, aqui na e-core temos algumas etapas onde você poderá tirar dúvidas direcionadas em cada fase: Na etapa de RH : nessa fase você consegue tirar dúvidas sobre benefícios, estrutura da empresa, iniciativas de saúde e bem estar, dentre outros pontos, principalmente relacionados à cultura no geral. Na etapa técnica : Nesta etapa você tem contato com pessoas da sua área, então as perguntas podem ser aprofundadas – como é o dia a dia de trabalho com seu futuro time? Como é o contato com o cliente? Quais tecnologias são utilizadas? Você gosta de trabalhar na empresa – e por quê? Na etapa de liderança: você consegue não só tirar dúvidas sobre o time, mas sobre desafios futuros, expectativas para o cargo e desenvolvimento profissional. Durante o processo seletivo, o ideal é aproveitar ao máximo e ter em mente que estamos nos avaliando mutuamente, e por isso tanto a empresa quanto você deve perguntar e esclarecer dúvidas sobre o que for necessário. Afinal é como o início de um relacionamento. Uma experiência positiva, durante um processo seletivo, está sempre ligada à transparência e feedback, independente do resultado. Tome alguns cuidados ao trazer seus exemplos vividos, lembre-se que o tempo de uma entrevista apesar de parecer longo, é muito curto, mas ele é tudo que temos para nos conhecer e ter um overview geral das suas experiências, e é onde nós do RH podemos entender se faz ou não sentido avançar com você para as próximas etapas. Por isso, busque organizar suas ideias para trazer suas experiências, evite ser prolixo (nós sempre pediremos mais informações quando necessário então não precisa se preocupar em contar tudo de uma vez, pois vamos focar nos pontos que são importantes para a oportunidade em questão), e o importante é focar em suas experiências, nos seus objetivos, metas e vulnerabilidades (afinal, todos temos!). Terceiro passo: Recebendo feedback do processo. Feedbacks nem sempre são fáceis, podem nos trazer um sentimento de medo antes mesmo de sabermos qual o assunto, mas respire, lembre-se que todo feedback nos traz um crescimento. Essa é uma etapa muito importante, pois estar com a mente aberta para feedbacks vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional e vai deixar você, pessoa candidata, cada vez mais preparada. Todo feedback abre um espaço para pedir dicas de como se preparar, de como aprender mais, de como crescer! Pedir feedbacks não é problema, seu desenvolvimento é exclusivamente seu, por isso, esse comportamento é extremamente valorizado e vai te ajudar a criar redes de networking além de impulsionar seu desenvolvimento. Boa sorte na sua jornada! Bom, agora que já falamos sobre algumas dicas rápidas, lembre-se que você é o protagonista da sua carreira. Por isso, é importante analisar com cuidado e atenção os passos que você escolhe dar nesse trajeto. Busque conhecimento e não tenha medo de pedir feedbacks, assim, você estará cada vez mais perto de conquistar a oportunidade ideal e de crescer profissionalmente. Boa sorte na sua jornada!
A group of people are having a meeting in a conference room.
By e-Core July 29, 2025
Com mais de 150 mil times ativos em todo o mundo e presença em mais de 200 países, a Atlassian tem se consolidado como uma referência em colaboração e produtividade empresarial.
A group of people are sitting at a long table using laptops.
By e-Core July 28, 2025
Você já percebeu como o excesso de ferramentas, a falta de visibilidade entre áreas e a sobrecarga de informações dificultam a colaboração entre os times — mesmo quando a empresa investe em tecnologia? Esse cenário é mais comum do que parece e tem impacto direto nos resultados. A ineficiência colaborativa gera retrabalho, decisões lentas, perda de engajamento e até rotatividade de talentos. Para os líderes, isso se traduz em falta de previsibilidade, baixa produtividade e desafios na execução da estratégia. Neste conteúdo exclusivo, mostramos como a inteligência artificial está mudando esse jogo, sendo ela um dos pilares da transformação operacional. Preencha o formulário e acesse esse whitepaper exclusivo da e-Core!