10 passos para agilidade organizacional com equipes de alto desempenho

Publicado: 13/10/2021

Escalar suas equipes pode se tornar muito mais fácil com as ferramentas certas. E o Jira Align foi criado justamente para escalar equipes ágeis.

Pensando nisso, listamos 10 passos para alcançar a agilidade organizacional com equipes de alto desempenho. Confira!

1. Defina a terminologia com base em sua estrutura

Existem versões diferentes de terminologia, dependendo da ferramenta e prática utilizada. Garantir que um vocabulário seja comum a todos na sua organização aumentará a eficiência da escalada em agilidade.

2. Conecte o negócio à tecnologia

Use épicos para capturar iniciativas de negócio com orçamentos, estimativas de alto nível e business cases. Dessa forma, os indicadores, tanto financeiros e estratégicos – como de entrega – serão alinhados à estratégia corporativa.

3. Corrija o nível dos itens de backlog e os métodos de estimativa

Adote um nível padrão e consistente de decomposição de backlog e um método de medição. Fazer isso ajuda a melhorar a previsibilidade, visibilidade e comunicação dentro da empresa.

4. Obtenha uma cadência de planejamento compartilhado para alinhar as iniciativas

Alinhe as equipes em uma cadência com timebox compartilhado. Fazendo assim, aumentará a eficiência e a produtividade, garantindo que as equipes se alinhem melhor e com frequência, além de ajudar na visualização e resolução das dependências entre equipes que sempre existirão.

5. Implemente a gestão de dependência

Analise a atividade das dependências para identificar conflitos e lacunas. Assim, você otimiza as iniciativas e o trabalho das equipes, reduzindo a quantidade de dependências com o passar do tempo.

6. Lidere pelo exemplo para criar uma cultura forte

Transformar uma organização é responsabilidade da liderança. Se os líderes são consistentes em suas mensagens e ações, é mais provável que os funcionários participem e se engajem.

7. Priorize a facilitação com um conjunto de habilidades críticas

Em escala, a colaboração e o planejamento enxutos se tornam mais complexos. É importante investir em habilidades que criem transparência e abertura em um ambiente seguro para os times de entrega e, assim, trazer resultados satisfatórios.

8. Oriente as entregas aos resultados e não simplesmente à produção

Não implante simplesmente uma nova funcionalidade em produção. Vá além e analise a funcionalidade sob a ótica do usuário, oportunidades de melhoria, reação e como a funcionalidade ajudou a contribuir para os resultados estratégicos.

9. Descentralize a tomada de decisão

Crie estruturas de entrega para permitir que as equipes tomem decisões sobre seus trabalhos. Isso melhora o fluxo, o engajamento e a inovação.

10. Crie um conjunto de ferramentas para suportar a agilidade organizacional

Uma transformação ágil requer uma forte plataforma de ferramentas que conecta as equipes às iniciativas e gestão de portfólio. Para isso, o Jira Align é a melhor plataforma para jornadas de agilidade organizacional em todos os níveis: entrega, tático e estratégico.

Equipes de alto desempenho são essenciais para o cenário atual. Modelos e ferramentas ágeis ajudam, mas o fator humano não deve ser desconsiderado. Por isso, é preciso ajudá-las a se adaptar e trabalhar para que possam atingir o melhor resultado. A e-Core, há mais de 20 anos, combina seu alto expertise em serviços de tecnologia com a experiência global em diferentes segmentos para ajudar empresas a transformar e acelerar digitalmente seus negócios. Como um Atlassian Platinum Solution Partner, entrega soluções de tecnologia, inovação e agilidade de ponta a ponta para empresas de diversos segmentos e de todos os portes. Saiba mais: www.e-core.com

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Imagem com o texto Atlassian Team 24 na identidade visual da e-Core. Fundo azul escuro e texto em branco