A nova onda da IA: Os Agentes de IA

Davi Cunha • May 2, 2025

Há cerca de 2 anos, vimos o hype da inteligência artificial crescer cada vez mais. Uma das últimas tendências que tem impactado os negócios são os agentes de IA.


Um agente de inteligência artificial (IA) é um sistema inteligente e autônomo que realiza tarefas sem intervenção humana. Eles são criados para replicar habilidades cognitivas humanas, que incluem aprendizado, capacidade de raciocinar e resolver problemas. 


Esses agentes podem interagir com o ambiente, coletar e analisar um vasto conjunto de dados externos, adaptar-se a novas informações e trabalhar continuamente para atingir objetivos predeterminados. A simplicidade do uso da linguagem natural, e envio de instruções (PROMPTS) para se comunicar com estes agentes e ajustar os seus comportamentos, habilitou o uso em escala e acelerado, e permitiu que os benefícios da GenAI alcançassem rapidamente o mercado de massa. 


A utilização de agentes de IA nas operações, serviços de TI, e no ambiente corporativo em geral, passou a crescer a uma velocidade espantosa, uma vez que estes agentes inteligentes aprimoram e suportam um tripé extremamente estratégico para as empresas, que são eles:


  1. Hiperpersonalização da experiência: ao fortalecer o relacionamento e entregar melhores experiências para seus clientes, ao mesmo tempo em que habilitam novas receitas. Como exemplo, um agente de IA conectado nos canais digitais da sua empresa, pode identificar e estabelecer uma comunicação personalizada com o cliente, pré-qualificar leads de vendas e oportunidades de negócio, analisar atividades de competidores, ou mesmo executar estratégias e campanhas de marketing de maneira automatizada, e sem intervenção humana.
  2. Eficiência operacional: Agente de IA é uma estratégia central para obter ganhos mensuráveis e consistentes de eficiência operacional. A automação de fluxos de trabalho (workflows) através de agentes de IA reduz erros humanos, otimiza recursos e acelera processos. Os agentes podem realizar diversas atividades, entre as quais, gerenciar estoques, monitorar cadeias de suprimento, identificar gargalos logísticos, identificar tentativas de fraudes em diferentes canais da empresa, só para citar alguns dos inúmeros casos de uso que a GenAI e os agentes podem ser aplicados.
  3. Redução de Custos e Realocação de Investimentos: GenAI e Agentes de IA são aliados poderosos em estratégias de redução de custos, realocação de investimentos e prevenção perda de receitas. Por exemplo, considere um agente de IA em uma central de atendimento preparado para resolver as dúvidas, problemas e auxiliar os seus clientes e colaboradores em diversas tarefas do dia-a-dia. O agente fará automaticamente perguntas diferentes e personalizadas para cada cliente, poderá pesquisar informações em diferentes documentos internos e fontes externas, resumir a toda a informação, enviar recomendações de produtos personalizadas e contextuais, ou mesmo executar ações proativas, em nome do cliente, para a rápida resolução de chamados e incidentes, muitas vezes sem a necessidade de envolver um operador humano. O agente de AI pode ainda se tornar o seu assistente pessoal e dedicado que resolve todas as suas dúvidas, acelera seu trabalho e aprimora a colaboração entre toda a equipe.

Por exemplo, você pode criar um agente de IA altamente personalizado usando a infraestrutura da AWS. Ferramentas como Amazon Bedrock Agents, Amazon Lex, Amazon Polly e Amazon Comprehend permitem desenvolver um agente que não só compreende e interage com usuários de forma conversacional, mas também executa tarefas complexas de maneira autônoma. Esses agentes podem ser integrados em canais digitais, identificar oportunidades de negócio, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a experiência do cliente, tudo sem a intervenção de um ser humano. Além disso, utilizando Amazon SageMaker AI para treinamento contínuo e AWS Lambda para orquestração, você pode criar um sistema altamente dinâmico e adaptável, com capacidade de aprendizado e automação, alinhado às necessidades e objetivos específicos da sua empresa.


→ Veja também o nosso whitepaper: O futuro da IA nos negócios!


A próxima onda da GenAI: Agentic IA

Muito embora a IA generativa (GenAI) tenha conquistado as manchetes, chegando como um verdadeiro Tsunami, e os agentes de IA tenham rapidamente conquistado o gosto dos consumidores e empresas, hoje estamos diante de uma nova onda de transformação impulsionada pela GenAI, ou terceira onda, cujo crescimento tem sido muito rápido e tem impulsionado ainda mais os novos modelo de negócios: o nome dela é Agentic AI.


Mas afinal, você conhece o Agentic AI?

Agentic AI ou IA Agêntica são sistemas ou agentes de Inteligência Artificial (IA), projetados para perseguir metas e objetivos específicos de forma autônoma (ou semi-autônoma), e dentro de processos e fluxos de trabalho (workflows). Um sistema Agentic AI, alavanca os modelos de LLM, e é capaz de planejar, organizar, tomar decisões sobre as próximas etapas e executar ações sobre sistemas externos e o ambiente, de forma automática e sem intervenção humana. Uma das principais características de tais sistemas é a capacidade de aprendizado contínuo utilizando técnicas de Reinforcement Learning (ou aprendizado por reforço) e a flexibilidade de adaptar-se rapidamente às mudanças em ambientes dinâmicos.


Para vocês terem uma idéia do impacto do Agentic AI no mercado de tecnologia, o Gartner estima que até 2028, 33% dos aplicativos de software corporativo incluirão IA agêntica, ante menos de 1% em 2024. Ele ainda estima que pelo menos 15% das decisões de trabalho do dia a dia serão tomadas de forma autônoma por meio de agentes de IA, neste período.


Agentic AI opera por meio de um processo que contempla quatro etapas: perceber, raciocinar, agir e aprender. Os sistemas Agentic IA são capazes de ingerir e processar grandes quantidades de dados de várias fontes de informação e aplicativos de terceiros, utilizá-los para para tomar decisões complexas, analisar desafios, planejar sobre problemas complexos, desenvolver estratégias e executar múltiplas tarefas de forma independente, mas com capacidades avançadas de coordenação ou orquestração. 


Seus sistemas de atendimento aos clientes e suporte às operações, por exemplo, podem ser transformados através do Agentic AI. Com Agentic AI, seu processo pode ser hiperautomatizado através da estratégia de Agentes e entregar novas funções que vão muito além às de um assistente digital tradicional que fornece respostas simples para os questionamentos dos usuários. Através desta novas estratégias seus agentes de IA podem recomendar as melhores opções e recomendações para os usuários, executar automaticamente ações em nomes destes, realizar atividades de préanálise e pesquisa em documentos, agendar automaticamente e priorizar tarefas, verificar débitos pendentes, ou mesmo realizar pagamentos para seus clientes e colaboradores e forma autônoma. As possibilidades são inúmeras.


→ Saiba a importância de escolher um parceiro com a competência em GenAI da AWS


Da Estratégia para a Execução com a e-Core

Pensando em ajudar as empresas a acelerar com a adoção de Agentes de IA e extrair o máximo de valor ao negócio e dos benefícios do automação agêntica a e-Core estruturou um programa que alinha a estratégia do seu negócio com uma abordagem estruturada e consistente, que acelera a entrega, mitiga riscos de implementação utilizando as melhores práticas e os guardrails corretos, e permite a adoção em escala para toda a organização.


O programa e-Core também alavanca toda a expertise e competência da e-Core em Dados, GenAI e automação, além de métodos, ferramentas e frameworks de desenvolvimento abertos e de mercado, para entrega de arquiteturas multiagentes robustas, seguras e escaláveis. Utilizando metodologia própria, com foco na entrega de valor ao negócio, em modelos de aprendizado contínuo e Feedback loops, a e-Core aplica as melhores práticas no desenvolvimento de Agentes, aproveita todos os recursos e aceleradores da plataforma em nuvem AWS, maximizando a entrega de valor e os resultados para sua empresa.

A próxima fronteira da inteligência artificial é a IA agêntica, impulsionada pela GenAI. Hoje, na e-Core, estamos preparados para estruturar uma jornada consistente e ajudar nossos clientes a progredir e liderar essa revolução, com impacto direto no negócio das suas empresas. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio a usar essa tecnologia de forma estratégica.



Davi Cunha
Practice Leader - LATAM na e-Core


Davi Cunha

Practice Leader - LATAM na e-Core



e-Core

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.


Isso pode te interessar:

Guia de Recursos: Técnicas de Fine Tuning em GenAI
Por e-Core 11 de agosto de 2025
Por trás da popularização de GenAI e dos benefícios em eficiência e tomada de decisões, existe um grande trabalho ao identificar padrões em enormes volumes de dados, estabelecendo relações entre essas informações que precisa ser otimizada. Nesse e-book iremos conhecer melhor uma delas, o fine tunning.
Por e-Core 7 de agosto de 2025
Durante o processo de procura de novas oportunidades de emprego é comum surgirem algumas dúvidas com relação a candidatura, processo, como se comportar e etc. Nesse texto você vai encontrar algumas dicas que podem te ajudar em diversas situações. Primeiro passo: A procura! Durante a pesquisa por vagas, que fazem sentido para cada um, é comum levarmos em consideração coisas como nome da empresa, nível da vaga, benefícios e se de fato temos a compatibilidade técnica e comportamental exigida. Porém, é de extrema importância analisar o quanto de afinidade a empresa e a oportunidade tem com você, pessoa candidata. Além de colocar na balança as exigências e as oportunidades, e fatores como a distância, horários e modelo de trabalho, lembre-se de prestar atenção à estrutura, à cultura e ao negócio da empresa. Uma boa forma de fazer isso é conferindo os feedbacks das pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, tanto nas redes sociais quanto no Glassdoor, por exemplo, para que você possa compreender no detalhe como é a cultura daquela empresa de acordo com os seus valores. Isso aumenta sua assertividade na hora de avaliar a Oferta de Emprego, bem como traz um prognóstico mais fiel de como será sua adaptação no novo desafio. Segundo passo: Participando do processo. O Processo começou, e agora? Nesta etapa é extremamente importante esclarecer as dúvidas e perguntar. Calma! O nervosismo é normal, mas lembre-se que é extremamente importante organizar as ideias e perguntar. Por exemplo, aqui na e-core temos algumas etapas onde você poderá tirar dúvidas direcionadas em cada fase: Na etapa de RH : nessa fase você consegue tirar dúvidas sobre benefícios, estrutura da empresa, iniciativas de saúde e bem estar, dentre outros pontos, principalmente relacionados à cultura no geral. Na etapa técnica : Nesta etapa você tem contato com pessoas da sua área, então as perguntas podem ser aprofundadas – como é o dia a dia de trabalho com seu futuro time? Como é o contato com o cliente? Quais tecnologias são utilizadas? Você gosta de trabalhar na empresa – e por quê? Na etapa de liderança: você consegue não só tirar dúvidas sobre o time, mas sobre desafios futuros, expectativas para o cargo e desenvolvimento profissional. Durante o processo seletivo, o ideal é aproveitar ao máximo e ter em mente que estamos nos avaliando mutuamente, e por isso tanto a empresa quanto você deve perguntar e esclarecer dúvidas sobre o que for necessário. Afinal é como o início de um relacionamento. Uma experiência positiva, durante um processo seletivo, está sempre ligada à transparência e feedback, independente do resultado. Tome alguns cuidados ao trazer seus exemplos vividos, lembre-se que o tempo de uma entrevista apesar de parecer longo, é muito curto, mas ele é tudo que temos para nos conhecer e ter um overview geral das suas experiências, e é onde nós do RH podemos entender se faz ou não sentido avançar com você para as próximas etapas. Por isso, busque organizar suas ideias para trazer suas experiências, evite ser prolixo (nós sempre pediremos mais informações quando necessário então não precisa se preocupar em contar tudo de uma vez, pois vamos focar nos pontos que são importantes para a oportunidade em questão), e o importante é focar em suas experiências, nos seus objetivos, metas e vulnerabilidades (afinal, todos temos!). Terceiro passo: Recebendo feedback do processo. Feedbacks nem sempre são fáceis, podem nos trazer um sentimento de medo antes mesmo de sabermos qual o assunto, mas respire, lembre-se que todo feedback nos traz um crescimento. Essa é uma etapa muito importante, pois estar com a mente aberta para feedbacks vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional e vai deixar você, pessoa candidata, cada vez mais preparada. Todo feedback abre um espaço para pedir dicas de como se preparar, de como aprender mais, de como crescer! Pedir feedbacks não é problema, seu desenvolvimento é exclusivamente seu, por isso, esse comportamento é extremamente valorizado e vai te ajudar a criar redes de networking além de impulsionar seu desenvolvimento. Boa sorte na sua jornada! Bom, agora que já falamos sobre algumas dicas rápidas, lembre-se que você é o protagonista da sua carreira. Por isso, é importante analisar com cuidado e atenção os passos que você escolhe dar nesse trajeto. Busque conhecimento e não tenha medo de pedir feedbacks, assim, você estará cada vez mais perto de conquistar a oportunidade ideal e de crescer profissionalmente. Boa sorte na sua jornada!
A group of people are having a meeting in a conference room.
Por e-Core 29 de julho de 2025
Com mais de 150 mil times ativos em todo o mundo e presença em mais de 200 países, a Atlassian tem se consolidado como uma referência em colaboração e produtividade empresarial.