Data analytics: o desafio da escassez de profissionais
A análise de dados se tornou uma necessidade estratégica à medida que o volume de dados gerados por empresas, organizações e usuários aumenta. Isso tornou as equipes de Data Analytics fundamentais para a compreensão dos dados e a tomada de decisões informadas. No entanto, muitas empresas enfrentam a dificuldade de encontrar profissionais experientes para suas equipes de Data Analytics.
Um projeto de D&A exige profissionais capacitados em diversas áreas, o que pode ser um grande desafio para emplacar uma estratégia de dados a curto prazo. Uma pesquisa publicada pelo Gartner em março de 2023 comprova o que já percebemos nas empresas que nos procuram: para 39% dos líderes entrevistados, a falta de habilidades e escassez de pessoal está entre os três principais obstáculos para construir projetos de D&A que tragam valor efetivo ao negócio.
É necessário compreender os papéis exercidos por cada um dos profissionais que integram um time de dados para entender que o rol de competências vai muito além da capacidade de usar ferramentas de análises de dados. A seguir, trago um breve resumo das principais funções de cada profissional de uma equipe de Data Analytics:
Quais são os profissionais necessários em um time de data analytics?
Gerente de projeto de dados
Esse profissional é responsável por liderar e coordenar a equipe de data analytics. Ele deve ter habilidades de gerenciamento de projetos, conhecimento em estratégias de negócios e habilidades interpessoais. O gerente de projeto de dados tem a tarefa de liderar a equipe para alcançar os objetivos do projeto, gerenciar o orçamento e o cronograma e garantir que as expectativas dos stakeholders sejam atendidas.
Arquiteto de dados
Esse profissional é responsável por criar e manter a infraestrutura de dados. Ele deve ter conhecimento em gerenciamento de banco de dados, tecnologias de nuvem, redes e segurança de dados. O arquiteto de dados tem a tarefa de criar sistemas escaláveis e seguros para coletar, armazenar e processar dados.
Engenheiro de dados
Esse profissional é responsável por construir e manter pipelines de dados. Ele deve ter habilidades em programação, conhecimento em tecnologias de processamento de dados e conhecimento em bancos de dados e armazenamento de dados. O engenheiro de dados tem a tarefa de criar e manter fluxos de trabalho automatizados para coletar, processar e armazenar dados de diferentes fontes.
Especialista em visualização de dados
Esse profissional é responsável por criar visualizações de dados para ajudar a equipe a entender melhor os dados. Ele deve ter habilidades em design gráfico e conhecimento em ferramentas de visualização de dados. O especialista em visualização de dados tem a tarefa de criar visualizações de dados claras e fáceis de entender para ajudar a equipe a tomar decisões informadas.
Analista de dados
Um analista de dados é responsável por coletar, organizar e interpretar dados usando ferramentas de análise de dados para obter informações que ajudem na tomada de decisões estratégicas. O analista de dados usa técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina para identificar padrões e tendências e gerar relatórios e visualizações relevantes para o problema de negócio.
Cientista de dados
Esse profissional é responsável por coletar, analisar e interpretar dados para criar soluções para problemas de negócios. O cientista de dados precisa ter habilidades em programação, matemática, estatística e conhecimento em ferramentas de análise de dados. Ele também deve ser capaz de trabalhar em equipe para obter insights valiosos dos dados. O cientista de dados tem a tarefa de explorar os dados, aplicar técnicas estatísticas para entender a relevância dos dados e desenvolver modelos preditivos para prever tendências futuras.
Leia também:
–> Vagas refina algoritmo responsável por 5 milhões de recomendações diárias com data analytics
–> Inteligência de dados para o mercado de M&A: conheça a solução da Matterhorn Transactions
Cada um desses profissionais desempenha um papel fundamental em uma equipe de data analytics. Trabalhando juntos, esses profissionais são capazes de coletar, organizar, analisar e visualizar dados para ajudar as empresas a tomar decisões informadas e tomar medidas baseadas em fatos.
No entanto, é importante lembrar que a equipe de data analytics não é estática. Conforme as necessidades da empresa mudam, a equipe precisa se adaptar. É importante que a equipe esteja sempre aprendendo e evoluindo, acompanhando as tendências e as mudanças no mercado para garantir que estejam sempre preparados para enfrentar novos desafios.
Ter um parceiro como a e-Core para projetos de data analytics poderá não apenas atender à demanda de profissionais em curto prazo como também trazer outros benefícios, como ter à disposição de seu negócio profissionais experientes em projetos de dados da sua indústria, escalar sua estratégia de dados com mais rapidez e aumentar o potencial do uso dos dados presentes em sua empresa como vantagem competitiva.
Fale conosco e saiba como a e-Core pode contribuir para elevar sua estratégia de dados a um patamar estratégico, com resultados rápidos!

Matheo Pegoraro
Vice-president of sales at e-Core. Helping companies build high-performance software development teams.
Está precisando de ajuda com o seu projeto de data analytics? Deixe seu e-mail e entraremos em contato!
e-Core
Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.
Isso pode te interessar:

