Energisa ganha escalabilidade, otimização de custos e eficiência operacional ao migrar para AWS

Publicado: 28/07/2023

Sobre o cliente

O Grupo Energisa é o maior grupo empresarial privado do setor elétrico com capital 100% nacional, representando um ecossistema completo de soluções energéticas. É composta por 16 mil colaboradores que atendem quatro grandes frentes de negócios: Energisa Distribuidora, Energisa Transmissora, (re)energisa e Voltz.

Desafio do cliente

À medida que a Energisa expandia suas operações e adquiria empresas terceirizadas, tornou-se essencial estabelecer uma estrutura de governança centralizada para gerenciar suas contas da AWS. Isso levou à implementação de um projeto de Foundation, que se mostrou crucial para garantir controle, segurança e eficiência consistentes em todas as contas.

Juntamente com a implementação da AWS Foundation, a Energisa também embarcou em uma iniciativa abrangente de migração e modernização de seus aplicativos. Isso envolveu a transferência de seus aplicativos e workloads existentes da infraestrutura local para o ambiente de nuvem AWS.

Um dos principais motivos para adotar a base AWS Landing Zone foi simplificar o gerenciamento de várias contas da AWS. Com diferentes empresas operando de forma independente e potencialmente utilizando diversos serviços e configurações da AWS, era crucial estabelecer uma abordagem padronizada. O Landing Zone permitiu à Energisa centralizar a gestão dessas contas, permitindo melhor visibilidade, controle e colaboração em toda a organização.

A solução

Como parte do projeto da Foundation, a Energisa aproveitou a oportunidade para modernizar uma de suas aplicações críticas de front-end, fazendo a transição para uma arquitetura serverless. O aplicativo, que antes dependia da infraestrutura tradicional baseada em servidor, passou por uma transformação significativa para aproveitar o AWS Lambda e outros serviços.

A migração para o ambiente serverless foi facilitada pelo projeto Foundation, especificamente por meio do uso do AWS Control Tower. O AWS Control Tower simplificou a configuração e a governança do ambiente seguro de várias contas necessárias para a arquitetura serverless. Ele forneceu modelos padronizados e proteções para garantir a conformidade com as melhores práticas operacionais e de segurança, tornando o processo de migração mais simples e mais eficiente.

A Energisa experimentou maior escalabilidade, otimização de custos e eficiência operacional. Eles podem se concentrar em agregar valor a seus clientes sem se preocupar com o gerenciamento de infraestrutura, além de se beneficiar da governança centralizada e visibilidade fornecida pelo AWS Control Tower

Resultados alcançados

O projeto da Foundation trouxe governança e compliance por meio de seus recursos contínuos de monitoramento e correção. Ele avaliou automaticamente a conformidade das contas em relação às políticas estabelecidas e forneceu ações de correção para quaisquer recursos ou configurações não compatíveis. Isso ajudou a Energisa a manter uma abordagem proativa e consistente de segurança e conformidade em todas as contas.

A abordagem serverless forneceu maior tolerância a falhas e alta disponibilidade. O AWS Lambda replica automaticamente o aplicativo em várias zonas de disponibilidade, garantindo resiliência e minimizando o tempo de inatividade. Essa confiabilidade aprimorada foi particularmente importante para o aplicativo front-end da Energisa, pois garantiu o acesso ininterrupto de seus clientes. Garantindo uma disponibilidade de mais de 70% nos últimos 3 meses, com o último mês atingindo 100% de acordo com a verificação de integridade do Route53.

Ao incorporar o AWS Control Tower ao projeto, a Energisa alcançou um modelo de governança robusto e escalável para suas contas da AWS. A combinação dos recursos de provisionamento automatizado, aplicação de proteção, gerenciamento centralizado e monitoramento contínuo do AWS Control Tower simplificou significativamente as operações, melhorou a segurança e garantiu a conformidade regulatória para empresas terceirizadas e adquiridas no ecossistema da Energisa.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Notebook com imagem na tela com o texto Como desbloquear o potencial do seu ITSM com IA Generativa