Multinacional moderniza a infraestrutura para escalar o negócio e acelerar a implantação de projetos
A migração automatizada para Amazon RDS, com tecnologia e-Core, melhorou o desempenho, reduziu riscos e modernizou a oferta de serviços do líder global.
O cliente
Uma famosa multinacional sueca líder mundial na fabricação de rolamentos com mais de 110 anos de atuação, a fim de incentivar a remanufatura, alinhada à estratégia de economia circular e ESG da companhia, conta com o REP (Rotating Equipment Performance Center) para realizar o monitoramento de equipamentos rotativos. Isso garante à empresa uma produção com maior consciência ambiental contribuindo para a manutenção preventiva dos equipamentos de seus clientes em todas as Américas.

O desafio
Para garantir escalabilidade e maior precisão em suas análises e diagnósticos, essa multinacional buscou a expertise da e-Core para fornecer suporte adicional para migração, modernização e automação dos bancos de dados do REP Center.
Para atingir esse objetivo, a solução e-Core envolveu o processo de migração de mais de 800 bancos de dados para servidores de banco de dados gerenciados pela AWS. Com uma nova infraestrutura, o REP Center da empresa passou por uma modernização dos bancos de dados, acelerando o processo de onboarding de clientes e otimizando a operação. Com isso, a empresa conseguiu otimizar sua gestão por meio da centralização de dados para monitoramento, ganhando capacidade de escalar os bancos de dados gerenciados pela AWS.
Além do impacto tecnológico, a modernização permite a evolução de projetos que trazem mais eficiência ao serviço de manutenção, reforçando o compromisso da multinacional com a redução de emissões de CO² com menor consumo de rolamentos novos e maior vida útil dos equipamentos.
O que entregamos
- Automação completa da migração do banco de dados para o Amazon RDS.
- Ondas de migração realizadas com sucesso, sem necessidade de retrocessos devido a constantes processos de revisão e melhoria incremental.
- Atualização automática dos arquivos de configuração do aplicativo.
Benefícios
- Redução no tempo de desenvolvimento de projetos de análise avançada de dados, que podem trazer até 70% de otimização na operação.
- Infraestrutura moderna que permite maior escalabilidade e segurança.
- Comunicação constante e transparente, gerando maior confiança no processo e na equipe.
- E o ambiente de dados é confiável e fácil de gerenciar.
A solução
O REP Center dessa multinacional monitora a condição de equipamentos rotativos e fornece um diagnóstico das máquinas industriais em operação. As análises são feitas a partir de dados da vibração dos equipamentos coletados por sensores wireless e sistemas online, que enviam esses dados para a nuvem.
No entanto, o banco de dados usado pelo REP Center estava em um sistema legado que não suportava processar o volume de informações coletadas de todos os novos dispositivos online nas regiões das Américas. Só no Brasil, essa multinacional acompanha o desempenho operacional de 550 mil máquinas em diferentes regiões do país, representando 1,7 milhão de rolamentos.
O projeto da e-Core contribuiu para o ganho de escalabilidade, tornando possível reduzir em semanas o tempo de onboarding de clientes, acelerando o time to market
Migração para a Amazon RDS
A equipe do REP Center enfrentava desafios na operação com sistemas legados que limitavam a capacidade da operação
de monitoramento dos equipamentos rotativos. Essa limitação acontecia pois esse legado era muito complexo e qualquer integração com uma solução terceira seria bastante caro.
Assim, para modernizar essa infraestrutura, a multinacional contou com a expertise da e-Core na migração de 844 bancos de dados, anteriormente hospedados em instâncias do Amazon EC2, para o Amazon RDS, um serviço gerenciado da AWS que automatiza tarefas operacionais como backups, patches e escalabilidade. Essa alternativa de migração permite que utilizem ferramentas nativas e do próprio suporte da AWS, sem a necessidade de ferramentas terceiras.
Embora a versão Web do SQL Server em instâncias do Amazon EC2 não fosse compatível com a ferramenta nativa de migração da AWS, ajustes estratégicos e soluções personalizadas garantiram uma migração fluida e eficiente.
A migração foi conduzida com automação avançada, utilizando o Database Migration ToolKit da e-Core, que apoia na migração de banco de dados com automações, validação de dados, aplicação de boas práticas e embutindo a experiência de migração de diversos cenários de banco de dados diferentes, garantindo a integração fluida dos novos bancos de dados com o novo ambiente. Nesse sentido, um planejamento preciso foi necessário para evitar impactos nas operações da empresa e garantir suporte contínuo.
A precisão na execução eliminou a necessidade de rollback, fortalecendo a confiança da empresa no processo. Essa migração faz com que a empresa esteja segura de que possui uma base sólida para suportar o crescimento anual previsto de mais de 20% na demanda. Assim, essa transformação não apenas otimizou a infraestrutura de nuvem, mas também preparou a empresa para futuras inovações.
Os resultados
Automação completa e execução precisa
A migração e modernização incluiu a automação total dos bancos de dados, abrangendo desde usuários e permissões até a atualização das configurações das aplicações. As ondas de migração foram conduzidas com sucesso em períodos de baixa demanda, garantindo mínima interferência para os clientes e eliminando a necessidade de rollback.
Entrega antecipada e confiança consolidada
O projeto foi concluído antes do prazo, com feedback altamente positivo, com NPS 10 e CSAT 5. A comunicação eficaz e a precisão na execução fortaleceram a parceria entre a multinacional e a e-Core, abrindo caminho para novas iniciativas de modernização.
e-Core
Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.
Isso pode te interessar:

