Odontoprev Redesenha Seus Fluxos Operacionais para Ganhar Mais Eficiência com apoio da e-Core

e-Core • June 12, 2025

Sobre a Odontoprev


A Odontoprev é a maior operadora de planos odontológicos da América Latina. É líder em planos odontológicos no Brasil, com cerca de 9 milhões de beneficiários e conta com uma rede de cirurgiões-dentistas especializada, com aproximadamente 27 mil credenciados. 


Com 37 anos de atuação e listada na B3 desde 2006, a empresa mantém seu compromisso com inovação e excelência. 


Com o crescimento contínuo, a Odontoprev sempre levou muito a sério questões fundamentais como previsibilidade, rastreabilidade e governança


Tecnologia


Para ser líder de mercado e com crescimento constante, é imprescindível que a estratégia da companhia seja bem definida e desdobre em projetos, inovações e operações. E a tecnologia por sua vez tem um papel fundamental nessa jornada.


Alguns exemplos foram: o evidente aumento do CapEx e os mais de 90% dos investimentos da companhia são destinados a tecnologia. 


Tamanha importância, viu-se a necessidade da criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos.


Governança


Por atuar em um setor regulado e competitivo, a Odontoprev precisava evoluir e materializar sua estratégia. E em um mundo cada vez mais rápido, a busca por eficiência fez ainda mais parte do DNA da empresa.


No ponto de vista de Gestão de Projetos, o desafio era evoluir a governança em relação à gestão do portfólio de programas e projetos estratégicos. E apesar da utilização do JIRA, ainda não existia uma otimização para a gestão do todo: o uso de múltiplas ferramentas, dados fragmentados, iniciativas sem padronização e baixa visibilidade dificultavam a priorização, execução e gestão estratégica.

A questão central era: como orquestrar, do ponto de vista de pessoas, processos e ferramentas, uma estrutura que sustentasse a execução da estratégia da organização


A estrutura existente possibilitava diversas oportunidades à agilidade organizacional, a conexão entre os níveis estratégico, tático e operacional, a integração e a topologia dos times, além das próprias questões que envolviam tecnologias.



A oportunidade


No processo de renovação do licenciamento da plataforma Atlassian, a Odontoprev participou de um evento da e-Core e identificou que ainda havia muitas oportunidades de refinar sua estratégia, governança e orquestração de portfólio, aproveitando melhor as ferramentas que já possuía.


Junto à e-Core, a empresa embarcou em uma jornada de transformação que visou reposicionar o papel do PMO como orquestrador estratégico, estruturando práticas modernas de gestão de portfólio e agilidade organizacional. As principais iniciativas incluíram:

● Governança Estratégica e Ways of Working

Criação de um modelo escalável de governança, incluindo definição de fluxos de priorização, integração entre níveis estratégicos e táticos, e adoção, adaptação e combinação de práticas, métodos e frameworks adaptados ao contexto e cultura da empresa. A estratégia contemplou aspectos como esteiras de desenvolvimento, topologia de times, cadências de entrega e rituais de alinhamento.

● Integração entre Pessoas, Processos e Ferramentas

Alinhamento entre áreas estratégicas, produtos, tecnologia e operação por meio de um modelo unificado de gestão, com foco em colaboração fluida, rastreabilidade de dados e decisões orientadas a valor.

● Benchmarking e Melhores Práticas Atlassian

Aplicação de benchmarks de mercado e melhores práticas na utilização do JIRA, com foco na consolidação da plataforma como centro de orquestração da estratégia, reduzindo a fragmentação de sistemas e potencializando a governança sobre os dados.


Resultado

Com o apoio da e-Core, a Odontoprev conquistou avanços significativos na forma como conduz sua estratégia de portfólio. Entre os principais resultados:

  • Reposicionamento do PMO como orquestrador estratégico, atuando com foco em valor e visibilidade do portfólio;

  • Aprimoramento da governança e integração dos processos, com rastreabilidade de ponta a ponta das iniciativas de 100%;

  • Ganhos de eficiência operacional com a maior previsibilidade na execução dos projetos;

  • Estruturação de dados confiáveis e dashboards gerenciais, promovendo decisões mais rápidas e qualificadas;

  • Adoção consolidada dos novos Ways of Working, com maior alinhamento entre áreas e aumento de desempenho dos times.


O Futuro



  1. O Futuro
  2. A transformação realizada criou bases sólidas para os próximos passos da Odontoprev, que incluem automação de processos, inteligência analítica aplicada à gestão de portfólio e integração ainda mais robusta entre áreas estratégicas.
  3. Os próximos passos serão a ampliação da automação, a implementação da inteligência analítica e governança avançada, que garantirão decisões ainda mais ágeis e estratégicas. Além disso, a maximização da sinergia organizacional segue reforçada pela integração entre as áreas de negócio, tecnologia e operação.
  4. Com uma estrutura moderna, ágil e orientada a dados, a empresa está ainda mais habilitada para capturar novas oportunidades de mercado, acelerando sua transformação digital e fortalecendo seu papel como referência em gestão estratégica no setor de saúde.



Conclusão

Mais do que implementar uma ferramenta, a Odontoprev reestruturou sua estratégia de gestão, tornando o VMO ainda mais protagonista em seu papel, viabilizando a estratégia da companhia, a execução de sua visão de futuro com mais alinhamento, de forma cada vez mais ágil e impactante.



A parceria com a e-Core tornou possível essa virada estratégica, consolidando seu Ways of Working e a preparando ainda mais para os desafios atuais — e os próximos.


“A necessidade da centralização dos dados e padronização do nosso fluxo de trabalho era gigante. A e-Core como parceira foi fundamental nesse processo, trazendo boas práticas de mercado. Além de uma excelente consultoria sobre processos, do que realmente fazia sentido e do que poderíamos e deveríamos desapegar. Às vezes acreditamos estar no caminho, mas contar com a expertise de parceiros faz a gente sair da caixinha e potencializar os resultados.”


Mariana Andrade

Supervisora VMO na Odontoprev


Odontoprev

Para entender ainda melhor essa parceria, veja o episódio do SyncCast, o podcast da e-Core com Mariana Andrade e Eduardo Grangeiro, da Odontoprev! 


e-Core

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.


Isso pode te interessar:

IA aplicada a Estratégia Organizacional: casos práticos com Atlassian Intelligence, Rovo e Loom
By e-Core August 21, 2025
Veja como aplicar AI na estratégia organizacional e transformar produtividade, visibilidade e colaboração em vantagem competitiva.
Guia de Recursos: Técnicas de Fine Tuning em GenAI
By e-Core August 11, 2025
Por trás da popularização de GenAI e dos benefícios em eficiência e tomada de decisões, existe um grande trabalho ao identificar padrões em enormes volumes de dados, estabelecendo relações entre essas informações que precisa ser otimizada. Nesse e-book iremos conhecer melhor uma delas, o fine tunning.
By e-Core August 7, 2025
Durante o processo de procura de novas oportunidades de emprego é comum surgirem algumas dúvidas com relação a candidatura, processo, como se comportar e etc. Nesse texto você vai encontrar algumas dicas que podem te ajudar em diversas situações. Primeiro passo: A procura! Durante a pesquisa por vagas, que fazem sentido para cada um, é comum levarmos em consideração coisas como nome da empresa, nível da vaga, benefícios e se de fato temos a compatibilidade técnica e comportamental exigida. Porém, é de extrema importância analisar o quanto de afinidade a empresa e a oportunidade tem com você, pessoa candidata. Além de colocar na balança as exigências e as oportunidades, e fatores como a distância, horários e modelo de trabalho, lembre-se de prestar atenção à estrutura, à cultura e ao negócio da empresa. Uma boa forma de fazer isso é conferindo os feedbacks das pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, tanto nas redes sociais quanto no Glassdoor, por exemplo, para que você possa compreender no detalhe como é a cultura daquela empresa de acordo com os seus valores. Isso aumenta sua assertividade na hora de avaliar a Oferta de Emprego, bem como traz um prognóstico mais fiel de como será sua adaptação no novo desafio. Segundo passo: Participando do processo. O Processo começou, e agora? Nesta etapa é extremamente importante esclarecer as dúvidas e perguntar. Calma! O nervosismo é normal, mas lembre-se que é extremamente importante organizar as ideias e perguntar. Por exemplo, aqui na e-core temos algumas etapas onde você poderá tirar dúvidas direcionadas em cada fase: Na etapa de RH : nessa fase você consegue tirar dúvidas sobre benefícios, estrutura da empresa, iniciativas de saúde e bem estar, dentre outros pontos, principalmente relacionados à cultura no geral. Na etapa técnica : Nesta etapa você tem contato com pessoas da sua área, então as perguntas podem ser aprofundadas – como é o dia a dia de trabalho com seu futuro time? Como é o contato com o cliente? Quais tecnologias são utilizadas? Você gosta de trabalhar na empresa – e por quê? Na etapa de liderança: você consegue não só tirar dúvidas sobre o time, mas sobre desafios futuros, expectativas para o cargo e desenvolvimento profissional. Durante o processo seletivo, o ideal é aproveitar ao máximo e ter em mente que estamos nos avaliando mutuamente, e por isso tanto a empresa quanto você deve perguntar e esclarecer dúvidas sobre o que for necessário. Afinal é como o início de um relacionamento. Uma experiência positiva, durante um processo seletivo, está sempre ligada à transparência e feedback, independente do resultado. Tome alguns cuidados ao trazer seus exemplos vividos, lembre-se que o tempo de uma entrevista apesar de parecer longo, é muito curto, mas ele é tudo que temos para nos conhecer e ter um overview geral das suas experiências, e é onde nós do RH podemos entender se faz ou não sentido avançar com você para as próximas etapas. Por isso, busque organizar suas ideias para trazer suas experiências, evite ser prolixo (nós sempre pediremos mais informações quando necessário então não precisa se preocupar em contar tudo de uma vez, pois vamos focar nos pontos que são importantes para a oportunidade em questão), e o importante é focar em suas experiências, nos seus objetivos, metas e vulnerabilidades (afinal, todos temos!). Terceiro passo: Recebendo feedback do processo. Feedbacks nem sempre são fáceis, podem nos trazer um sentimento de medo antes mesmo de sabermos qual o assunto, mas respire, lembre-se que todo feedback nos traz um crescimento. Essa é uma etapa muito importante, pois estar com a mente aberta para feedbacks vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional e vai deixar você, pessoa candidata, cada vez mais preparada. Todo feedback abre um espaço para pedir dicas de como se preparar, de como aprender mais, de como crescer! Pedir feedbacks não é problema, seu desenvolvimento é exclusivamente seu, por isso, esse comportamento é extremamente valorizado e vai te ajudar a criar redes de networking além de impulsionar seu desenvolvimento. Boa sorte na sua jornada! Bom, agora que já falamos sobre algumas dicas rápidas, lembre-se que você é o protagonista da sua carreira. Por isso, é importante analisar com cuidado e atenção os passos que você escolhe dar nesse trajeto. Busque conhecimento e não tenha medo de pedir feedbacks, assim, você estará cada vez mais perto de conquistar a oportunidade ideal e de crescer profissionalmente. Boa sorte na sua jornada!