Odontoprev Redesenha Seus Fluxos Operacionais para Ganhar Mais Eficiência com apoio da e-Core
Sobre a Odontoprev
A Odontoprev é a maior operadora de planos odontológicos da América Latina. É líder em planos odontológicos no Brasil, com cerca de 9 milhões de beneficiários e conta com uma rede de cirurgiões-dentistas especializada, com aproximadamente 27 mil credenciados.
Com 37 anos de atuação e listada na B3 desde 2006, a empresa mantém seu compromisso com inovação e excelência.
Com o crescimento contínuo, a Odontoprev sempre levou muito a sério questões fundamentais como previsibilidade, rastreabilidade e governança

Tecnologia
Para ser líder de mercado e com crescimento constante, é imprescindível que a estratégia da companhia seja bem definida e desdobre em projetos, inovações e operações. E a tecnologia por sua vez tem um papel fundamental nessa jornada.
Alguns exemplos foram: o evidente aumento do CapEx e os mais de 90% dos investimentos da companhia são destinados a tecnologia.
Tamanha importância, viu-se a necessidade da criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Governança
Por atuar em um setor regulado e competitivo, a Odontoprev precisava evoluir e materializar sua estratégia. E em um mundo cada vez mais rápido, a busca por eficiência fez ainda mais parte do DNA da empresa.
No ponto de vista de Gestão de Projetos, o desafio era evoluir a governança em relação à gestão do portfólio de programas e projetos estratégicos. E apesar da utilização do JIRA, ainda não existia uma otimização para a gestão do todo: o uso de múltiplas ferramentas, dados fragmentados, iniciativas sem padronização e baixa visibilidade dificultavam a priorização, execução e gestão estratégica.
A questão central era: como orquestrar, do ponto de vista de pessoas, processos e ferramentas, uma estrutura que sustentasse a execução da estratégia da organização?
A estrutura existente possibilitava diversas oportunidades à agilidade organizacional, a conexão entre os níveis estratégico, tático e operacional, a integração e a topologia dos times, além das próprias questões que envolviam tecnologias.
A oportunidade
No processo de renovação do licenciamento da plataforma Atlassian, a Odontoprev participou de um evento da e-Core e identificou que ainda havia muitas oportunidades de refinar sua estratégia, governança e orquestração de portfólio, aproveitando melhor as ferramentas que já possuía.
Junto à e-Core, a empresa embarcou em uma jornada de transformação que visou reposicionar o papel do PMO como orquestrador estratégico, estruturando práticas modernas de gestão de portfólio e agilidade organizacional. As principais iniciativas incluíram:
● Governança Estratégica e Ways of Working
Criação de um modelo escalável de governança, incluindo definição de fluxos de priorização, integração entre níveis estratégicos e táticos, e adoção, adaptação e combinação de práticas, métodos e frameworks adaptados ao contexto e cultura da empresa. A estratégia contemplou aspectos como esteiras de desenvolvimento, topologia de times, cadências de entrega e rituais de alinhamento.
● Integração entre Pessoas, Processos e Ferramentas
Alinhamento entre áreas estratégicas, produtos, tecnologia e operação por meio de um modelo unificado de gestão, com foco em colaboração fluida, rastreabilidade de dados e decisões orientadas a valor.
● Benchmarking e Melhores Práticas Atlassian
Aplicação de benchmarks de mercado e melhores práticas na utilização do JIRA, com foco na consolidação da plataforma como centro de orquestração da estratégia, reduzindo a fragmentação de sistemas e potencializando a governança sobre os dados.
Resultado
Com o apoio da e-Core, a Odontoprev conquistou avanços significativos na forma como conduz sua estratégia de portfólio. Entre os principais resultados:
- Reposicionamento do PMO como orquestrador estratégico, atuando com foco em valor e visibilidade do portfólio;
- Aprimoramento da governança e integração dos processos, com rastreabilidade de ponta a ponta das iniciativas de 100%;
- Ganhos de eficiência operacional com a maior previsibilidade na execução dos projetos;
- Estruturação de dados confiáveis e dashboards gerenciais, promovendo decisões mais rápidas e qualificadas;
- Adoção consolidada dos novos Ways of Working, com maior alinhamento entre áreas e aumento de desempenho dos times.
O Futuro
- O Futuro
- A transformação realizada criou bases sólidas para os próximos passos da Odontoprev, que incluem automação de processos, inteligência analítica aplicada à gestão de portfólio e integração ainda mais robusta entre áreas estratégicas.
- Os próximos passos serão a ampliação da automação, a implementação da inteligência analítica e governança avançada, que garantirão decisões ainda mais ágeis e estratégicas. Além disso, a maximização da sinergia organizacional segue reforçada pela integração entre as áreas de negócio, tecnologia e operação.
- Com uma estrutura moderna, ágil e orientada a dados, a empresa está ainda mais habilitada para capturar novas oportunidades de mercado, acelerando sua transformação digital e fortalecendo seu papel como referência em gestão estratégica no setor de saúde.
Conclusão
Mais do que implementar uma ferramenta, a Odontoprev reestruturou sua estratégia de gestão, tornando o VMO ainda mais protagonista em seu papel, viabilizando a estratégia da companhia, a execução de sua visão de futuro com mais alinhamento, de forma cada vez mais ágil e impactante.
A parceria com a e-Core tornou possível essa virada estratégica, consolidando seu Ways of Working e a preparando ainda mais para os desafios atuais — e os próximos.
“A necessidade da centralização dos dados e padronização do nosso fluxo de trabalho era gigante. A e-Core como parceira foi fundamental nesse processo, trazendo boas práticas de mercado. Além de uma excelente consultoria sobre processos, do que realmente fazia sentido e do que poderíamos e deveríamos desapegar. Às vezes acreditamos estar no caminho, mas contar com a expertise de parceiros faz a gente sair da caixinha e potencializar os resultados.”
Mariana Andrade
Supervisora VMO na Odontoprev

Para entender ainda melhor essa parceria, veja o episódio do SyncCast, o podcast da e-Core com Mariana Andrade e Eduardo Grangeiro, da Odontoprev!
e-Core
Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.
Isso pode te interessar:

