Modernização de aplicações alavanca sucesso na Priceline, líder global em viagens online

Publicado: 06/11/2023

O cliente

Líder global no mercado de soluções de agências de viagens online, a Priceline é um importante braço na América do Norte da Booking Holdings Inc., a maior empresa de viagens do mundo. Ela opera ao lado de marcas populares no Brasil como Booking.comKAYAK e Open Table. A empresa se dedica a fornecer acesso contínuo e amigável a ofertas excepcionais em quartos de hotel, voos, aluguel de carros, pacotes de férias e cruzeiros.

O desafio

The problem

Em maio de 2020, devido à carga de trabalho pesada em seus data centers e ao impacto disruptivo da pandemia de COVID-19 na indústria de viagens, a Priceline decidiu modernizar sua infraestrutura de tecnologia e substituir sua plataforma de atendimento ao cliente, que era hospedada localmente e possuía mais de 20 anos de existência, por um software de terceiros hospedado na nuvem.

A migração de aplicativos para a plataforma Google Cloud surgiu como uma opção atraente devido a vários benefícios, como tempo reduzido para o mercado de serviços digitais, maior adaptabilidade a futuras interrupções, melhoria na experiência do cliente por meio de provisionamento sob demanda e autosserviço, redução de custos em hospedagem e manutenção e aprimoramento da conformidade de segurança. No entanto, o escopo deste projeto estava além das capacidades dos recursos internos da Priceline.

Para facilitar essa transição, a Priceline escolheu a e-Core como parceira, devido à nossa ampla experiência com os serviços da Google.

Com orientação estratégica da e-Core, a Priceline migrou com sucesso para a plataforma Google Cloud e modernizou sua infraestrutura de tecnologia. Entre as soluções estavam o design de APIs para conectividade suave com fornecedores da indústria de viagens, a implementação de novos serviços digitais para pagamentos, reservas e gerenciamento de privacidade de dados do cliente e aprimoramento da experiência de compra digital. No total, a e-Core trabalhou em 12 aplicativos diferentes.

“A modernização de nossa infraestrutura tecnológica e a migração para a nuvem eram missões críticas que demandavam muitos recursos e que não seriam viáveis de serem realizadas apenas com nossa equipe de desenvolvimento interna. A parceria com a e-Core nos proporcionou o suporte necessário para concluir a migração de maneira oportuna.”

Jordan Saletan

Diretor Sênior na Divisão de Gerenciamento de Tecnologia da Priceline

Nosso trabalho

  • Realizamos uma avaliação abrangente das aplicações e infraestrutura existentes;
  • Desenvolvemos planejamento e estratégia para migração para a nuvem e modernização da plataforma alinhados aos objetivos de curto e longo prazo;
  • Implementamos soluções para migrar pelo menos 12 aplicativos, dividindo-os em 40 projetos diferentes;
  • Projetamos APIs para conectividade com fornecedores da indústria de viagens;
  • Desenvolvemos novos serviços digitais para pagamentos, reservas, gerenciamento de privacidade de dados do cliente e aprimoramento da experiência de compra digital;
  • Atribuímos e gerenciamos mais de 30 profissionais de tecnologia dedicados com habilidades específicas e difíceis de encontrar, como engenheiros de software sênior, POs, PMs e SDMs.

Resultados

  • Migração e modernização de 12 aplicativos para o Google Cloud com sucesso;
  • Redução do time to market para serviços digitais, consolidando a vantagem competitiva da Priceline;
  • Redução de custos em infraestrutura e manutenção de aplicativos locais;
  • Maior adaptabilidade a mudanças futuras de mercado e de tecnologia, tornando a empresa future-ready;
  • Redução custos de hospedagem e manutenção;
  • Experiência do cliente aprimorada com a otimização dos tempos de resposta e de processamento dentro do sistema de comparação de preços;
  • Maior segurança de armazenamento de dados para reduzir ainda mais os riscos do PCI, mitigar proativamente riscos potenciais de violação de dados e atender consistentemente a todos os requisitos legais necessários.

A solução

Com base em uma avaliação minuciosa do ambiente e da infraestrutura dos aplicativos existentes, a e-Core desenvolveu uma estratégia de alto nível alinhada com os objetivos da Priceline e formulou um plano para migrar e modernizar 12 aplicativos.

Ao longo da parceria, a e-Core forneceu a equipe e os recursos necessários para uma migração bem-sucedida, projetou APIs abertas para facilitar a conectividade com fornecedores da indústria de viagens e desenvolveu novos serviços digitais para pagamentos, reservas e gerenciamento de privacidade de dados do cliente. “A e-Core não apenas nos ajudou a migrar alguns de nossos aplicativos legados para o Google Cloud, mas também nos ajudou a construir novos aplicativos para modernizar nossa infraestrutura”, disse Jordan Saletan, Diretor Sênior de Gerenciamento de Tecnologia da Priceline.

Para executar o plano de forma eficiente, a e-Core montou uma equipe dedicada de mais de 30 profissionais de tecnologia. O grupo era composto por engenheiros de software, analistas de sistemas de negócios, scrum masters e gerentes de programas que trabalharam em colaboração com a equipe interna da Priceline para garantir alinhamento estratégico.

Um projeto em destaque liderado pela e-Core foi a criação de um novo aplicativo para aprimorar ainda mais a segurança, eliminando o armazenamento das informações do cartão de crédito do cliente. O projeto PMD-Proxy permitiu à Priceline armazenar e acessar com segurança os dados do cliente usando múltiplos cofres de tokenização externos. Com isso, as solicitações de processamento de pagamento agora são roteadas para terceiros via microsserviços hospedados como APIs, o que reduz significativamente os riscos de segurança relacionados ao PCI.

Outro projeto crítico envolveu a modernização do software legado para armazenar contratos de reserva. A e-Core desenvolveu uma nova API que permitiu a criação, atualização e recuperação de modelos de contrato em um tamanho menor na nuvem. O sistema agora gera contratos em PDF sob demanda em todas as plataformas do cliente (móvel, desktop, web ou aplicativo). Como resultado, a equipe de atendimento ao cliente, financeira e de gerenciamento de riscos da Priceline agora tem acesso a dados melhores, enquanto a empresa reduziu os custos de armazenamento.

Um terceiro projeto focou na migração das informações de preços de locais para a nuvem, aprimorando os tempos de processamento para comparações de preços em várias opções de viagem. A e-Core adaptou o aplicativo existente para funcionar de forma eficiente no Google Kubernetes Engine, garantindo o desempenho ideal da nova base de código. O aplicativo também foi dividido em componentes para facilitar o dimensionamento responsivo dos serviços, garantindo que ele possa ser dimensionado automaticamente para atender aos picos de demanda, ao mesmo tempo em que simplifica a manutenção por meio de uma base de código consolidada em uma única linguagem.

Além disso, outro projeto se concentrou na otimização do cache durante o carregamento de informações de hotéis, agilizando significativamente o fluxo de informações entre a Priceline e seus fornecedores. Essa melhoria levou a tempos de resposta mais rápidos e maior confiabilidade de dados relacionados aos hotéis para os clientes. Ao incorporar novos filtros e otimizar a solução, o volume de tráfego de informações foi reduzido em aproximadamente 35% após a implementação do projeto. Essa conquista permitiu à Priceline oferecer serviços ainda mais superiores aos seus clientes.

>>> Conheça nossas soluções em Application Development

Os resultados

Os projetos realizados pela e-Core em parceria com a Priceline geraram resultados significativos alinhados com a estratégia de longo prazo da empresa, a Connected Trip Strategy, que visa criar uma experiência de viagem contínua e conectada em todos os aspectos da jornada do cliente.

Aproveitando componentes nativos de nuvem e adotando uma infraestrutura crítica à prova de futuro, a Priceline conquistou escalabilidade aprimorada, flexibilidade e melhor time to market de novos recursos. Esses avanços impactaram positivamente áreas centrais de geração de receita, como seleção de acomodação, voos e transporte terrestre. Também expandiu as soluções de pagamento para uma variedade maior de consumidores e parceiros.

No ano após o início do projeto, a Booking Holdings relatou um crescimento robusto de quase 30% nas noites de quartos nos EUA e um notável aumento de 60% nas reservas brutas em 2022 em comparação com 2019.

A Priceline também alcançou economias substanciais em infraestrutura devido a seus esforços de migração e modernização. Segundo uma análise detalhada da McKinsey, o uso de tecnologias de nuvem e a otimização de custos podem levar a ganhos financeiros significativos. Eles preveem que as empresas da Fortune 500 têm o potencial de desbloquear mais de US$ 1 trilhão em EBITDA em execução até 2030 por meio de alavancas de otimização de custos na nuvem e casos de uso de negócios orientados por valor.

“Porque não precisamos mais manter esses sistemas legados, a nova infraestrutura de nuvem permite que nossas equipes se concentrem no que fazemos de melhor: adicionar novos recursos e funcionalidades para ajudar nossos clientes a planejar facilmente suas viagens pelo melhor preço”, diz Saletan. “Agora podemos controlar nossos custos de hospedagem e aumentar rapidamente o poder de computação adicional conforme necessário para atender às demandas de alto tráfego”, completa.

Conclusão

Olhando para o futuro, a Priceline pretende permanecer na vanguarda das inovações do setor e continuar sua parceria com a e-Core em um programa de três anos para transformar ainda mais seus negócios e ofertas de serviços. A Priceline está posicionada para capitalizar a tendência cada vez maior de empresas que estão reconhecendo o valor das plataformas em nuvem especializadas por setor para manter sua posição de líder na indústria de viagens.

Até 2027, mais de 50% das empresas utilizarão plataformas em nuvem específicas de seu setor para impulsionar a agilidade organizacional, inovação e time to value. A colaboração da Priceline com a e-Core reflete seu compromisso em se manter à frente do mercado e oferecer a melhor experiência ao cliente no setor de viagens.

** Fonte: Gartner® ebook, Gartner’s 2023 Top Strategic Technology Trends, 2022. GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos Estados Unidos e internacionalmente, e é usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

Let's talk!

Nossas soluções podem transformar e acelerar o crescimento do seu negócio.

Preencha o formulário para receber o contato de um de nossos especialistas!

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar: