Como escolher a estratégia ideal para uma migração na nuvem Atlassian de sucesso

Publicado: 13/10/2021

Desde que a Atlassian lançou a oferta de nuvem em 2011, ajudou milhares de clientes a migrar de suas instâncias de server para o Cloud Atlassian. Um equívoco comum é que as migrações acontecem todas de uma vez e, quando você começa, não há pontos de verificação ao longo do caminho. Mas o processo de migração real pode variar dependendo da sua estratégia, e cada um tem seus próprios benefícios e considerações. Abaixo, identificamos as três abordagens mais comuns: “Levantar e Mudar”, “Começar do Zero” e “Otimizar e Mudar”.

A melhor estratégia para sua organização variará dependendo de alguns fatores; o tamanho da sua organização, quais dados você deseja migrar e o tipo de equipe que usará primeiro os aplicativos em nuvem, entre outros.

Antes de irmos às estratégias, veja abaixo as 6 etapas que você deve seguir para ter uma jornada de sucesso na nuvem.

6 etapas para uma migração de nuvem bem-sucedida

Independentemente da estratégia que você escolher, existem seis que são recomendadas para a migração do server para a nuvem:

  • Avaliação: determinar se a nuvem é adequada para sua equipe e quais benefícios você deve esperar após a migração.
  • Planejamento: finalizar sua estratégia e cronograma de migração.
  • Preparação: garantir que seus dados e equipes estejam prontos para a mudança.
  • Teste: confirmar que seus dados estão sendo transferidos corretamente e resolver quaisquer problemas antecipadamente.
  • Migração: Showtime! O último tempo de inatividade que você terá que programar.
  • Lançamento: é hora de treinar suas equipes e explorar novos recursos da nuvem.

3 estratégias de migração para a nuvem

Antes de começar sua jornada de migração, é importante saber qual abordagem o ajudará a atingir seus objetivos. O verdadeiro trabalho da migração está no planejamento que você faz antes de realmente mover seus dados para seu novo lar, e determinar uma estratégia com antecedência – tudo isso é fundamental para o sucesso.

DICA

Um dos componentes mais importantes de uma migração bem-sucedida é uma equipe dedicada – geralmente chamada de “equipe campeã ” – que ajuda a planejar e testar a nova instância de nuvem. Essas equipes são compostas por usuários de nuvem dedicados e, geralmente, são do departamento de TI ou incluem um representante de cada departamento de partes interessadas, como produto, jurídico, engenharia e marketing.

1. Levante e mude

Se você deseja manter todos os seus dados – problemas, anexos e aplicativos – então a abordagem “Levantar e Mudar” pode ser a certa para você. Você saberá que este é o caminho a seguir se, depois de concluir suas auditorias (parte da fase de avaliação), todos os dados em sua instância forem úteis e relevantes para seu negócio atual e suas equipes continuarem a trabalhar em todos os seus projetos. 

Suas próximas etapas serão inscrever-se para o teste estendido gratuito da nuvem, decidir se você vai migrar seus dados em fases ou todos de uma vez e desenvolver um plano de teste. Você também vai querer identificar sua “equipe campeã” e colocá-los a bordo com seus planos. 

Com base em nossa experiência de trabalho em milhares de migrações, recomendamos algumas considerações antes de prosseguir com esta abordagem. Algumas organizações acham que “Levantar e Mudar” é a abordagem mais simples – basta mover tudo de um ambiente de hospedagem para outro e pronto.

Mas alguns projetos do Jira ou espaços do Confluence no servidor podem ser raramente acessados. Recomendamos usar o guia de planejamento de migração para obter orientação de alto nível sobre o que manter e o que limpar.

Além disso, por design, server e nuvem tem esquemas de dados muito semelhantes, mas, como são produtos diferentes, nem tudo corresponde um a um. Se você adotar uma abordagem de “Levantar e Mudar”, recomendamos a realização de testes completos em relação a um plano de aceitação do usuário detalhado, garantindo que sua equipe campeã o ajude a mantê-lo no caminho certo.

Outra descoberta comum é que alguns aplicativos que as equipes usam no server não estão disponíveis para nuvem, embora provavelmente existam equivalentes. Às vezes, os recursos de um aplicativo popular são integrados à versão em nuvem do próprio software.

Além disso, após uma auditoria de segurança e conformidade, muitas vezes as equipes descobrem que precisam mudar a maneira como criam e gerenciam os dados para passar na próxima auditoria ou revisão legal. Nesses casos, não faz sentido alternar dados e processos problemáticos. Nesse caso, as equipes de assistência à migração podem ajudar as equipes de TI a configurar suas instâncias com os protocolos e processos de segurança em nuvem adequados. 

2. Comece do zero

Se tiver certeza de que não trabalhará com a maioria dos dados de projeto do servidor existentes daqui para frente, você pode escolher a abordagem “Começar do Zero”. Você também pode escolher essa abordagem se quiser começar a trabalhar na nuvem imediatamente e revisitar a migração dos dados do seu servidor posteriormente.

Embora tecnicamente não seja uma estratégia de migração, uma vez que você não está realmente movendo nenhum dado, você pode usar esse momento de “recomeçar” para avaliar como suas equipes trabalham, como deseja configurar seu novo site e desenvolver seu plano de distribuição. Também é um ótimo momento para pedir ideias e sugestões à sua equipe campeã e para ajudar a socializar essas mudanças em sua organização como um todo.

Adotar uma abordagem “Começar do Zero” não significa que você nunca mais terá acesso aos seus dados. Em vez disso, você pode manter uma versão somente leitura da instância do server; você terá uma licença perpétua para o software do server, não pagará por manutenção e atualizações no futuro e sempre terá acesso aos seus projetos.

Depois que suas equipes estiverem trabalhando na nuvem por um tempo, você pode revisitar sua auditoria de dados e planejamento de migração com mais informações sobre as necessidades de suas equipes. 

3. Otimize e mude 

Quando você estiver pronto para aproveitar todas as vantagens de todos os produtos Atlassian em nuvem e estiver disposto a avaliar a forma como suas equipes trabalham, recomendamos a abordagem “Otimizar e Mudar”. Essa é a estratégia que a maioria das equipes usa já permite que elas descartem tudo o que não está funcionando e melhorem o que está rodando.

Situada em algum lugar entre os métodos “Levantar e Mudar” e “Começar do Zero”, essa estratégia permite que você avalie quais dados migrar para a nuvem e quais deixar em sua instância de server para uma referência futura em um estado somente leitura. Você também pode determinar quais aplicativos suas equipes precisam e limpar projetos, espaços, fluxos de trabalho ou personalizações.

Com essa abordagem, você pode configurar seu site na nuvem, aproveitando os novos recursos e atualizações – enquanto deixa para trás os aspectos ineficientes de sua antiga instância. Como um benefício adicional, com mais limpeza e menos dados para migrar, você terá uma migração mais rápida e tranquila.

A abordagem “Otimizar e Mudar” é especialmente recomendada se você também, em paralelo com a migração, mudar a forma como suas equipes trabalham, como a adoção de práticas DevOps, por exemplo. O treinamento de pessoas em uma nova prática de trabalho em um local novo costuma ser mais bem-sucedido do que tentar aplicar novos processos a projetos existentes. Esta também é uma grande oportunidade para revisar e atualizar suas práticas de governança para garantir que seu novo site na nuvem não fique inchado com customizações desnecessárias ou fluxos de trabalho ineficientes. 

Mais uma vez, é altamente recomendável trazer sua equipe campeã para ajudar nesse esforço. Essas são as partes interessadas que o ajudarão a priorizar os dados do projeto, desenvolver abordagens aprimoradas para gerenciar projetos e divulgar sua nova forma de trabalhar para toda a organização.

A chave para uma migração bem-sucedida do server para a nuvem está no planejamento inicial, e a chave para um bom planejamento é ter clareza sobre seus objetivos de curto e longo prazo. Saber quem precisa de acesso aos dados do seu projeto, quando e com que frequência o ajudará a escolher a estratégia de migração de dados certa para a sua organização. A partir daí, você pode mapear cada etapa do seu plano de migração para a nuvem e começar no caminho certo em sua jornada para a nuvem.

Se você está pensando em migrar para a nuvem, estamos prontos para ajudar. A e-Core combina seu alto expertise em serviços de tecnologia com a experiência global em diferentes segmentos para ajudar empresas a transformar e acelerar digitalmente seus negócios há mais de 20 anos. Como um Atlassian Platinum Solution Partner, entrega soluções de tecnologia, inovação e agilidade de ponta a ponta para empresas de diversos segmentos e de todos os portes. Saiba mais: www.e-core.com

Fonte: https://www.atlassian.com/blog/platform/cloud-migration-strategies

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar: