Value Stream Mapping: A chave para o propósito e geração de valor na entrega

Publicado: 14/10/2021

Muitas vezes expressões como alinhamento e geração de valor remetem a termos complexos e análises rebuscadas, mas no final de todas as discussões, o que todas as empresas buscam é ampliar a capacidade de produzir com menores custos e maior qualidade. E o cliente é sempre o protagonista.

Evidentemente, um meio para chegar a este objetivo é reduzir desperdícios no processo produtivo, estabelecer rotinas enxutas e eliminar gargalos. Quanto mais tempo uma tarefa permanece parada em uma determinada etapa, mais consome energia da organização e diminui o impacto positivo daquele desenvolvimento. Por outro lado, ampliar a agilidade para a entrega resulta em um ciclo virtuoso que retroalimenta todo o sistema com positividade e entusiasmo. A eficiência é uma condição para cumprir os objetivos estratégicos. Os modelos ágeis trazem certa padronização de melhores práticas. Mas tudo faz sentido a partir das metas do negócio e da demanda do cliente, o que é motivo essencial das mudanças na forma de trabalhar e colaborar. 

A chave para conectar empresas a este ambiente que leva ao crescimento está na obtenção de uma cadeia de geração de valor contínua e gerenciada com precisão. E é justamente a isto o que se propõe o Value Stream Mapping. 

Alguns dos principais conceitos para dinamizar o alcance dos resultados com sua aplicação são os seguintes: 

O que é o Value Stream ? 

Value Stream  pode ser definido como um conjunto de fluxos de trabalho, orientado à geração de valor, que conjuga pessoas, processos e tecnologia em função de um produto, serviço ou linha de negócios.

Quem são as pessoas?

Normalmente as pessoas consideradas no mapeamento de Value Stream são identificadas pelos papéis que elas desempenham na construção do valor e não pelo cargo que ocupam dentro da organização. Neste item são analisadas quais são as características, skills e perfis necessários para executar o trabalho. 

Quais são os processos?  

Ao falar de processos, o Value Stream Mapping procura definir não só quais são as atividades que as pessoas precisarão executar, mas também a forma como elas irão atuar e interagir para que isto seja feito. 

Neste sentido, há uma busca pela definição tanto da operação mais adequada do trabalho quanto da melhor gestão das atividades necessárias para se garantir entregas de valor. 

O que envolve a operação ?

As  questões relacionadas à operação num processo de Value Stream Mapping giram em torno da busca por definições sobre o que cada pessoa deve fazer (papel), de que forma ela desempenhará essas atividades, quais técnicas serão empenhadas e que práticas serão necessárias, entre outras.

Como se define a gestão ?

Já com relação à gestão, o foco do desenvolvimento de Value Stream Mapping se desloca para a procura por resposta sobre, por exemplo, a forma como o andamento dos trabalhos será medido, quais cerimônias (reuniões) serão necessárias para realizar este acompanhamento, quais métricas serão utilizadas para fazer essa análise e,  que tipo de aprendizado a equipe envolvida está obtendo  com o desenrolar das atividades.  

Independentemente das respostas que se obtenha nas definições de operação e gestão,  o fundamental na aplicação do  Value Stream Mapping é que todo o processo seja encarado como uma forma de levar à melhoria contínua a ser trabalhada. 

Qual a tecnologia? 

Neste contexto, a tecnologia remete à ferramenta que será usada para suportar e sustentar todas as atividades definidas para as pessoas dentro do papel atribuído a cada uma delas, de forma que elas trabalhem obedecendo o fluxo de valor definido no processo. 

Como ter certeza de que o fluxo de trabalho leva direto ao valor?

De uma forma geral, o Value Stream Mapping tem como meta estabelecer a confiança de que os fluxos das atividades desenvolvidas levem efetivamente à entrega de soluções que representem o incremento de valores que possam ser percebidos de forma concreta. 

Para isso, são estabelecidas etapas claras do percurso a ser percorrido.

Assim, cada pessoa sabe exatamente qual atividade precisa executar e, apesar de cada um fazer apenas uma parte do trabalho, todos os envolvidos têm a consciência de estarem no mesmo fluxo para entregar um valor para o cliente. 

A interação com o cliente definindo o fluxo de valor 

Um dos pontos centrais das escolhas relacionadas a operação, gestão, tecnologia e outros itens do Value Stream Mapping é que todas elas sejam feitas tendo como meta a obtenção da máxima qualidade na interação com o cliente.

Neste sentido, a aplicação do Value Stream pode ser dividida em duas modalidades sendo uma delas chamada de Operacional, na qual efetivamente ocorre o contato com o cliente e a consequente entrega de valor. 

Já o outro modelo é identificado como sendo o de Desenvolvimento, pois tem como meta a criação de novos valores a serem incorporados na value stream operacional que tem contato com o cliente.

Para que tipo de empresa e situação é mais indicado o Value Stream Mapping? 

Como se refere a uma ideia de melhoria contínua, é importante ressaltar, em primeiro lugar, que o Value Stream ajuda as organizações a se manterem constantemente concentradas na tarefa de alcançar e aumentar suas metas de negócios. 

Desta forma, é possível afirmar que o gerenciamento do fluxo de valor constitui uma ferramenta absolutamente relevante para todos os tipos de negócios. 

A transformação digital torna o ambiente corporativo cada vez mais dependente da capacidade de gerar inovação com velocidade. Ao mesmo tempo, os orçamentos permitem cada vez menos ineficiência e erros. 

Diante deste cenário, quanto maior for a habilidade da organização em controlar o andamento de seus fluxos produtivos e quanto mais concreta for a certeza de que no final eles entregarão valor efetivo aos clientes, melhor. É isto o que o Value Stream oferece.

A e-Core, na condição de referência em Enterprise Agility, possui experiência e profissionais conectados com todas as tendências de Value Stream Mapping para a implantação da metodologia tanto em empresas que estão no início da jornada de transformação ou readequando suas práticas. Como um Atlassian Platinum Solution Partner, entrega soluções de tecnologia, inovação e agilidade de ponta a ponta para empresas de diversos segmentos e de todos os portes.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa a realizar cada vez mais entregas com valor e eficiência a seus clientes.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Notebook com imagem na tela com o texto Como desbloquear o potencial do seu ITSM com IA Generativa