Quais as alternativas para VMWare na AWS?
A empresa de análise Gartner, em avaliação publicada em janeiro de 2025, afirma que a mudança no modelo de licenças da VMware vem causando insatisfação entre os clientes. Muitos consideram reavaliar suas estratégias de virtualização e migração para a nuvem, buscando alternativas flexíveis capazes de atendê-los.

A virtualização é uma tecnologia que permite dividir recursos de um único hardware físico em várias instâncias virtuais. Isso inclui máquinas virtuais (VMs), redes e armazenamento, que funcionam como sistemas independentes, mas compartilham o mesmo conjunto de recursos físicos. A técnica é gerenciada por um software chamado hipervisor, responsável por alocar e isolar os recursos entre os ambientes virtuais.
A mudança na VmWare pode significa uma oportunidade para empresas que já estavam considerando implementações híbridas. Essa é uma tendência observada desde 2022, em que empresas estão aproveitando a virtualização em uma combinação de recursos locais e na nuvem. Segundo a IBM, 83% dos líderes empresariais e de TI no Brasil adotaram uma abordagem híbrida para impulsionar a transformação digital.
Nesse contexto, opções que oferecem portabilidade e soluções híbridas na nuvem na AWS se destacam entre os recursos disponíveis.
É hora de migrar da VMware?
Após a aquisição pela Broadcom em 2023, a VMware, que oferece soluções de virtualização privada, adotou um novo modelo de licenças. A principal mudança foi o encerramento de um modelo de vendas “comprou é seu” (licença perpétua), para adotar uma estratégia de assinatura para seus produtos.
Além disso, clientes relatam que essa estratégia também inclui um nível de comprometimento a mais para os assinantes.
Clientes que quiserem renovar as licenças existentes do vSphere, agora terão de pagar antecipadamente por um período de três anos, ao invés de renovar por apenas um ano.
Pagamentos anuais só estão disponíveis se o cliente contratar o VMware Cloud Foundation, que combina virtualização de computação, armazenamento e rede com ferramentas de gerenciamento e automação em um único pacote. Para licenças Enterprise Plus ou Standard, apenas pagamentos antecipados de 3 anos são permitidos.
Essas decisões têm gerado preocupação para os clientes sobre aumentos de custos e a necessidade de realinhar orçamentos de TI para se adequar.
Diante disso, um dos autores do mencionado documento da Gartner, Michael Warrilow, aconselha iniciar os planos de migração o quanto antes. Segundo o analista, é possível que a Broadcom aumente ainda mais os preços no futuro, fazendo com a demora por uma decisão encareça o processo, considerando que a maioria dos usuários precisará renegociar licenças com a empresa pelo menos uma vez antes de concluir o projeto de migração, cujo prazo pode se estender por mais de um ano.
No entanto, organizações que utilizam múltiplos componentes do portfólio VMware temem enfrentar uma transição muito complexa. Além de uma fornecedora de tecnologia para virtualização, muitas empresas dependem da plataforma para outros serviços, como um fornecedor de redes, um fornecedor de armazenamento e uma provedora de ferramentas de gerenciamento.
Conheça os 7Rs da migração para a nuvem!
AWS: serviço nativo do VMware com portabilidade de licenças.
Em resposta às mudanças de licenciamento da Broadcom, a AWS anunciou um serviço nativo de VMware dentro do Amazon VPC, permitindo que clientes utilizem suas licenças VMware Cloud Foundation existentes. A iniciativa oferece mais flexibilidade para empresas que buscam manter workloads VMware na nuvem sem alterações complexas.
A oferta da AWS surge como alternativa para mitigar desafios, permitindo que clientes mantenham cargas de trabalho sem grandes mudanças e diminuição de custos, além de permitir pagamentos mensais.
Além disso, à medida que muitas empresas reavaliam suas estratégias de nuvem e virtualização, soluções que combinam os pontos fortes de nuvens públicas e privadas podem oferecer mais agilidade sem perder acesso aos recursos necessários para cada organização.
Outra vantagem é que, além de uma alternativa em virtualização, outros serviços nativos da AWS podem complementar as demandas da empresa, sendo possível encontrar soluções de armazenamento escalável e gerenciamento.
Este pode ser o momento ideal para adotar uma abordagem mais dinâmica para a infraestrutura de TI. Mergulhe nos principais benefícios das soluções AWS para virtualização. Leia nosso artigo completo e saiba como migrar seus trabalhos em virtualização de forma flexível e menos complexa. Ou fale conosco para tirar as suas duvidas e saber como podemos apoiar o seu negócio!
e-Core
Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.
Isso pode te interessar:

