Criação de projetos digitais: uma abordagem multidisciplinar

Publicado: 24/08/2023

Desenvolver projetos digitais passa por uma série de desafios e decisões. Isso se aplica a websites, aplicativos móveis, games ou programas para computador, só para citar alguns exemplos. 

Para dar conta de acompanhar todos os processos que envolvem esse tipo de trabalho, é necessário ter conhecimento sobre vários temas diferentes. Por isso, para auxiliar gestores, listamos e explicamos brevemente o papel das principais áreas que devem participar da elaboração desses produtos.

User Experience (UX) vai muito além de aparência

A experiência do usuário, também chamada de User Experience ou apenas UX, é um dos temas mais importantes ao produzir bens digitais. O trabalho nessa área vai muito além de criar uma interface bonita, ao contrário do que leigos costumam imaginar.

No setor responsável por essa atividade, os profissionais precisam entender as necessidades dos usuários. A ideia é garantir que o produto será fácil de usar, intuitivo e atenda às expectativas dos consumidores.

Design é o responsável pela identidade visual de projetos digitais

Esse é outro setor a que gestores inexperientes às vezes dão pouco crédito. O design é fundamental para o sucesso de um bem digital. 

Nessa atividade, os profissionais precisam criar uma identidade visual atraente e coesa, além de conseguir transmitir a mensagem da marca de forma eficaz.

Outro detalhe essencial é que o design de projetos digitais deve se adaptar a diferentes dispositivos e plataformas para serem considerados bem-sucedidos. Ou seja, é mandatório que o time permaneça em constante atualização para garantir a boa visualização do trabalho finalizado em diferentes telas.

Análise de dados serve para embasar decisões

A análise de dados é um tema cada vez mais importante na criação de projetos digitais. Os profissionais precisam entender como coletar, analisar e interpretar dados para auxiliar na tomada de decisões informadas a fim de melhorar de diferentes formas o desempenho do produto.

E esse trabalho envolve não apenas reunir e examinar informações obtidas, mas também torná-las acessíveis e simples de entender para equipes variadas. Por exemplo, times de marketing e desenvolvimento conseguem compreender melhor o que focar com base nesses dados disponibilizados.  

Marketing digital é essencial para anunciar produtos

Falando em marketing, essa é uma atividade da qual não se pode prescindir. Afinal, de nada adianta construir projetos digitais com excelência se o público-alvo não tomar conhecimento da existência desses produtos. 

Os canais pelos quais esse trabalho acontece são diversos e devem ser adotados dependendo de cada estratégia específica. Entre as ferramentas das quais se pode dispor nesse sentido estão mídias sociais, anúncios pagos e e-mail marketing.

Gestão de projetos deve organizar todo o trabalho realizado

Para que todas as atividades funcionem em consonância, a gestão de projetos deve ser uma prioridade para quem cria projetos digitais

Os profissionais desse segmento são responsáveis por gerenciar equipes de desenvolvimento e definir prazos e orçamentos. Além disso, acompanham o progresso do projeto e garantem que o produto seja entregue dentro do prazo e do orçamento previstos.

Segurança é cada vez mais importante

Vírus, trojans e todos os tipos de softwares maliciosos podem colocar a perder grande parte ou até mesmo a totalidade de projetos digitais. Por isso, contar com uma equipe de segurança bem preparada é essencial. 

Ignorar esse tema é um erro. Para se ter uma ideia, a quantidade de ataques cibernéticos cresceu quase 100% na comparação entre um semestre de 2022 e o ano anterior.

Os profissionais precisam estar atualizados sobre possíveis ameaças e devem conseguir implementar medidas de segurança eficazes para proteger o produto. E o mesmo vale em relação aos dados dos usuários, em especial pelas exigências advindas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou LGPD.

Inovação marca busca por alcançar melhores resultados

Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se faz um tema de grande relevância no desenvolvimento de produtos digitais. Nesse segmento, os profissionais precisam estar atentos às novas tendências e tecnologias dia a dia. 

Além disso, é primordial buscar constantemente maneiras de melhorar o produto e se diferenciar da concorrência.

Em resumo, vários temas são relevantes para quem está elaborando um produto digital. Isso engloba desde a experiência do usuário e o design até a análise de dados, marketing digital, gestão de projetos, segurança e inovação. Os profissionais envolvidos no desenvolvimento desses projetos devem além de compreender bem suas áreas de atuação, trabalhar em conjunto para criar produtos eficazes e bem-sucedidos.

Quer entender melhor todo o processo de criação de projetos digitais por meio de especialistas? Saiba mais sobre nossos serviços em Application Development.

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.

Isso pode te interessar:

Notebook com imagem na tela com o texto Como desbloquear o potencial do seu ITSM com IA Generativa