Atlassian Cloud ou Data Center: como escolher a opção certa para sua empresa

Publicado: 17/04/2023

Até o momento, a Atlassian tem fornecido suporte para armazenamento de dados em server, cloud e data center. No entanto, agora que falta menos de um ano para o fim do suporte ao Atlassian Server, muitas empresas se deparam com uma escolha: migrar para o Atlassian Cloud ou o Atlassian Data Center.

Saiba mais sobre como se preparar para o fim do suporte ao Atlassian Server.

Atlassian Cloud e Data Center: Qual a diferença?

  • Cloud (Software as a Service – SaaS)

A principal diferença entre serviços em nuvem e serviços de data center é a hospedagem. Com o Atlassian Cloud, as empresas obtêm uma solução de software como serviço (SaaS). Isso significa que a Atlassian é responsável pelo hardware, atualizações, segurança e gerenciamento e processamento de dados, permitindo que você se concentre em atividades voltadas para geração de valor ao cliente. Além disso, com uma única plataforma em nuvem, você pode conectar seus produtos Atlassian e obter uma resultados mais rápidos através de uma maior colaboração entre as equipes.

São várias as vantagens para as empresas que migram para a nuvem. Em primeiro lugar, eles podem acelerar a produtividade, pois as APIs podem ser ativadas rapidamente e as atualizações são fáceis. Em segundo lugar, o Jira Align foi projetado para fornecer visibilidade, alinhamento e produtividade para organizações ágeis dimensionadas, elevando o impacto da TI.

O Atlassian Cloud também oferece segurança e conformidade para atender aos requisitos globais com recursos como residência de dados, cobertura para SOC2, PCI DSS, ISO 27001/27018, GDPR e muito mais. Por último, elimina a frustração da administração, permitindo mais tempo para trabalho estratégico e treinamento do usuário final.

Veja como a Acuity Knowldge Partner otimizou os processos e obtive maior flexibilidade e escalabilidade de fluxos de trabalho e processos com uma migração para o Jira Cloud
  • Data Center (Gestão própria)

Essa opção permite que você hospede produtos da Atlassian na infraestrutura de sua empresa ou por meio de um provedor de nuvem externo, como AWS ou Google. Como resultado, você pode manter os dados em seu próprio ambiente. No entanto, você também assume total responsabilidade pelas atualizações, segurança e manutenção, o que significa que você deve ter seus próprios recursos e conhecimento técnico para implementar, executar e manter os produtos Atlassian.

O Atlassian Data Center oferece controles administrativos robustos para ajudar você a manter alto desempenho, segurança e conformidade. Além disso, fornece ferramentas para otimizar seus dados caso você queira migrar para a nuvem no futuro, juntamente com opções de implantação para nódos únicos e em clusters.

Atlassian Cloud x Data Center: Qual a melhor opção?

Cloud products are more convenient for most organizations because they eliminate the need for manual upgrades and software maintenance, allowing you to shift administrative resources and costs to revenue-generating initiatives. Additionally, Atlassian uses best-in-class technologies and continuously updates and secures its services. Choose cloud to:

Os produtos em nuvem representam uma vantagem para a maioria das organizações porque eliminam a necessidade de atualizações manuais e manutenção de software, permitindo que você transfira recursos administrativos e custos para iniciativas gerem valor para o negócio. Além disso, a Atlassian usa as melhores tecnologias da categoria para atualizar e garantir a segurança dos seus serviços. Escolhendo Atlassian Cloud você pode: 

  • Reduzir o TCO (Custo total de propriedade);
  • Acessar suporte especializado de segurança e atualizações em tempo real;
  • Eliminar atualizações e manutenções manuais;
  • Permitir a colaboração escalável em um nível global;
  • Acelerar a transformação digital
  • Melhorar o complience

O Atlassian Data Center, no entanto, é uma escolha melhor para empresas com uma carga significativa de regulamentação ou conformidade que as impede de acessar uma solução baseada em nuvem. Nesse caso, o Data Center fornecerá o desempenho e a confiabilidade necessários para a continuidade e sucesso dos negócios em um ambiente autogerenciado.

Inicie o seu plano de migração hoje

Independentemente se sua organização se beneficiaria mais com a migração do Atlassian Cloud ou do Atlassian Data Center, é importante começar logo. Um projeto de migração pode levar nove meses ou mais, dependendo do tamanho e das necessidades da sua empresa. Com o suporte do servidor Atlassian terminando em menos de um ano (o fim do suporte para Atlassian Server está programado para 15 de fevereiro de 2024), as empresas devem agir agora para evitar a perda de suporte.

Entre em contato com a e-Core hoje e fale com um de nossos especialistas da Atlassian para criar o melhor roteiro para sua migração. Fazemos parte de um seleto grupo de  parceiros reconhecido pela Atlassian e o primeiro no mundo a receber todos os selos de especialização. Nossa equipe pode ajudá-lo a decidir a melhor opção para suas necessidades de negócios e garantir que seu projeto de migração seja entregue no prazo, dentro do orçamento e com as ferramentas necessárias para o sucesso dos negócios.

Vamos conversar? Fale com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar o seu negócio:

Combinamos experiência global com tecnologias emergentes para ajudar empresas como a sua a criar produtos digitais inovadores, modernizar plataformas de tecnologia e melhorar a eficiência nas operações digitais.